Vigilância ambiental orienta sobre cuidados no período chuvoso
Sergipe tem vivenciado dias chuvosos e, com isso, aumenta a necessidade de cuidados e orientações. A Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência de Vigilância em Saúde da Ambiental, alerta a população para os cuidados necessários neste período quando é comum a ocorrência de enchentes e enxurradas, deslizamentos, alagamentos, vendavais, raios e demais eventos adversos.
Apesar de o país vivenciar a pandemia da Covid- 19, de acordo com o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Alexandro Bueno, é preciso ter ciência de que este período chuvoso propicia o aparecimento de doenças respiratórias infecciosas que tendem a se proliferar como leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas, acidentes por animais peçonhentos e, claro, as demais respiratórias infecciosas (SARS-CoV, Mers e H1N1). Assim, os cuidados devem ser redobrados para se evitar o contato com as águas contaminadas”, explica.
Alexsandro destaca, ainda, sobre os cuidados que se deve tomar com a água e alimentos. “Evite o contato com a água das inundações. Caso aconteça, higienize com água e sabão ou álcool a 70% as áreas do corpo afetadas. Fique atento às mudanças no organismo e, se for o caso, procure um médico; evite manusear objetos que tenham sido atingidos pela água ou lama. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha. Na ausência destes, use sacos plásticos”, orienta.
E ele complementa que as pessoas devem lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos e ao se alimentar. Beber sempre água de fonte segura e potável como a proveniente da rede pública de abastecimento. Esta água deve ser a mesma a ser utilizada no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano e idosos.
“Caso não tenha certeza da origem da água, filtre-a e ferva-a por, ao menos, um minuto, ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% para cada 1 litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumir. Este produto é distribuído gratuitamente pelas Secretarias Municipais de Saúde em localidades que não tem acesso a água tratada. Na falta desta opção, utilize água sanitária comum pura (sem adição de aromatizantes e corantes), observando se possuem registro da Vigilância Sanitária”, enfatiza o gerente.
Sobre o lixo, Alexsandro orienta que nele sejam descartados medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, enlatados e outros) que entraram em contato com as águas de inundações, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Sergipe foi escolhido para ser o palco do primeiro Encontro Nacional dos Delegados de Polícia
Policiais e Bombeiros ficam feridos durante ocorrência após mulher ligar gás e acender isqueiro
Polícia cumpre mandado de prisão preventiva contra investigada por homicídio em Itaporanga D’Ajuda
Polícia Militar apreende drogas no Bairro Olaria
Polícia Civil prende suspeito de roubos no Centro de Aracaju
Mais acessadas
Novo recurso do Celular Seguro permite bloqueio de celulares sem necessidade de app; entenda
Atena Truck Show movimenta o Kartódromo Emerson Fittipaldi na grande final do kart sergipano
Ensaios da Rural encerra programação de 2025 com música, dança e inclusão na Orla de Aracaju
Os Humildes revivem o clássico Los Gatos em edição especial no D’mainha Beach Club Bar
"Descubra Aracaju" terá edição especial de Natal neste fim de semana com programação temática
Mais notícias
-
30 minutos Manutenção deixará 26 bairros de Aracaju sem água na próxima segunda-feira (15)
-
1 hora, 21 minutos Governador Fábio Mitidieri transfere comando do Estado ao vice Zezinho Sobral
-
1 hora, 46 minutos Vacinação contra a bronquiolite começa em São Cristóvão nesta segunda-feira (15); saiba mais