Em 2020, Estado registra oito casos de sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou nesta terça-feira (19), novo Informe Epidemiológico do Sarampo, edição de maio, contendo as informações sobre a doença em Sergipe. O levantamento aponta que neste ano, até a Semana Epidemiológica 18, que corresponde ao período de 29 de dezembro de 2019 a 02 de maio de 2020, foram notificados 15 casos suspeitos de sarampo no Estado, oito foram confirmados, quatro estão em investigação e três foram descartados.
Dos casos notificados, 13 são de pacientes residentes em Sergipe, um de Paripiranga (BA) e outro de São Paulo. Foram confirmados seis casos no município de Simão Dias, um em Lagarto e o oitavo se trata do paciente baiano, segundo informações da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sheyla Maria Teixeira Lima, que destacou a ausência de óbitos por sarampo no Estado de Sergipe até o momento.
Teixeira lembrou que em 2019 o Estado de Sergipe registro seis casos confirmados de sarampo, que ocorreram nos municípios de Estância (dois), Areia Branca (um), Capela (dois) e Aracaju (um). Neste ano de 2020 a capital sergipana não teve até o momento nenhuma notificação da doença.
A coordenadora enfatiza que o sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e de grande pode de contágio, podendo evoluir com complicações é óbitos, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Segundo ela, a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema (manchas na pele) até quatro dias depois.
Ela recomenda aos municípios como medidas de controle do sarampo manterem-se em alerta para a detecção precoce dos casos e resposta rápida; notificar os casos suspeitos às secretaria municipal e estadual de Saúde em até 24 horas; proceder a coleta de espécimes clínicos (soro , swab urina, por exemplo) no momento da notificação; manter elevadas e homogêneas as coberturas vacinais; realizar bloqueio vacinal seletivo oportuno em até 72 horas em todos os contatos do caso suspeito ou confirmado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Entrevista com o deputado estadual Adailton Martins

Três homens são presos na Paraíba suspeitos de matar jogador de futebol em Sergipe

Motorista de ambulância do Samu vazou fotos de médica encontrada morta em presídio de Sergipe

Balanço das últimas 24 horas (17/09/25)

Faca utilizada em ameaça é apreendida em Itabaiana
Mais acessadas
Homem morre e três são presos por roubos a motoristas de aplicativo em Nossa Senhora do Socorro
Homem é preso por estelionato após aplicar golpe de R$ 185 mil em parente
Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Mais notícias
-
3 horas, 19 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
3 horas, 41 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe
-
4 horas, 24 minutos AMO inaugura nova Casa de Apoio em Aracaju nesta sexta-feira (19)