Segunda Quinzena de maio terá aumento considerável de chuvas
Estudos do Departamento de Meteorologista da Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), vinculada à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), apontam que a segunda quinzena do mês de maio terá um aumento considerável de chuvas em todos os territórios.
De acordo com o meteorologista da SERHMA, Overland Amaral, as chuvas significativas terão início nos próximos dias. “Maio é considerado o mês mais chuvoso do outono, em que os ventos são intensificados e tem apresentado suas características principais até o momento e que marcam a mudança de tempo: a linha de estabilidade de brisa, chuvas comuns durante a noite e início da manhã e as frentes frias que duram de dois a cinco dias, fatores estes ocorrentes em todo o Estado. Nos próximos cinco a dez dias elas se intensificarão do litoral ao sertão, cumprindo de 5 a 10 mm. Do final do mês em diante, teremos chuvas significativas de 50 mm e acima, decorrente da frente fria, sistema em que permanece de dois a três, ou mais dias chovendo”, explica.
Volume de chuvas nos territórios
As chuvas significativas presentes na estação dos ventos, em sua maioria estão presentes na faixa litorânea do sul ao norte. O fenômeno abrange o município de Brejo Grande à foz do Rio São Francisco, em torno de 184 mm a serem registrados. Em Neópolis, às margens do Velho Chico, 158 mm. No Território Centro-Sul do Estado, o município de Lagarto terá 120 mm, Simão Dias 120 mm. Já no Território Sul Sergipano, o município de Boquim terá 120 mm, Umbaúba 160 mm e Estância 180 milímetros.
No Alto Sertão, o município de Nossa Senhora da Glória poderá chegar a 80 mm, em decorrência disso, a média do mês de maio nesse território será de 120 mm. No Território Agreste Central e Médio Sertão, não será diferente, e as chuvas serão bem distribuídas, sendo que em Frei Paulo a média será de 50 mm e em Nossa Senhora das Dores chegará até 80 mm. Esses dados acontecerão sempre de forma decrescente, do litoral para o interior, sendo comum mais volume na região litorânea e reduzindo até o interior de todos os territórios.
Overland Amaral destaca outros fatores que ocorrerão até o final do mês. “Ainda na terça-feira, 19, a presença de chuvas intensas será notória e bastante elevada, sendo necessário ter atenção ao volume de chuvas, visto que, os solos já estarão saturados. A tendência é que as chuvas tenham média histórica, beneficiando os pastos, agricultores e toda comunidade ligada diretamente aos recursos e hídricos e a natureza, comprovando que estamos passando por uma condição climática positiva. Convém ressaltar que isso é resultado dos sistemas de ondas do Leste que nascem no centro do oceano e deslocam-se para costa leste/nordeste, atingindo os territórios litorâneos da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, fazendo com que Sergipe tenha chuvas elevadíssimas”, frisou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Termina hoje mais uma edição da Semana Nacional da Conciliação
Segunda edição do Xirê Toré acontece amanhã no Museu da Gente Sergipana
Revisão Final para o ENEM 2025 deve reunir cerca de 6 mil estudantes da Rede Estadual
Projeto Orquestra na Estrada acontece hoje às 19h na Paróquia Nossa Senhora do Desterro
OAB Sergipe realiza 2º Simpósio de Direito Eleitoral
Mais acessadas
Operação Rastros recupera celulares furtados durante festival em Simão Dias
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em residência no município de Itabi
Hemose realiza “Sabadão Solidário” neste sábado para reforçar estoque de sangue
Motociclista fica ferido após colisão na rodovia SE-245, entre Malhador e Riachuelo
Mais notícias
-
16 horas, 51 minutos Hemose realiza “Sabadão Solidário” neste sábado para reforçar estoque de sangue
-
19 horas, 22 minutos Revisão Final do Enem 2025 acontece no Ginásio Constâncio Vieira nesta sexta-feira
-
21 horas, 54 minutos Motorista é flagrado com grande quantidade de crack no carro e preso em Nossa Senhora da Glória