Aracaju não vai relaxar funcionamento de serviços e atividades não essenciais

Embasada em dados científicos, a Prefeitura de Aracaju mantém as medidas de distanciamento social, adotadas por meio de decretos, as quais são fundamentais para evitar a propagação da covid-19 na capital sergipana. Com isso, de acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, não há, no momento, a possibilidade de relaxamento das medidas já estabelecidas, de fechamento do comércio e das atividades não essenciais, que estão prorrogas até o dia 18 de maio e alinhadas ao decreto do governo do Estado.
A contundência do posicionamento da Prefeitura acontece em virtude da publicação de decreto do governo Federal nessa segunda-feira (11), que considera academias de ginástica, cabeleireiros, barbearias e salões de beleza como atividades essenciais durante a pandemia da covid-19. Pelo dispositivo, essas atividades passam a ser consideradas essenciais, desde que obedecidas as determinações sanitárias do Ministério da Saúde. Mas este não é o entendimento da Prefeitura de Aracaju.
Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em abril, estados e municípios podem adotar as medidas que acharem necessárias para combater o novo coronavírus, como isolamento social, fechamento do comércio e outras restrições, sem aval do governo federal.
Resguardada pela decisão do STF, a Prefeitura da Capital continua fazendo valer o decreto 6.133/2020, o qual suspende, até o dia 18 de maio, o funcionamento do comércio em geral, de shoppings centers, academias, teatros, casa de shows e bares.
Conforme o decreto, também está sendo mantido o uso obrigatório de máscaras pela população em locais públicos, a exemplo do transporte coletivo. Além disso, restaurantes e lanchonetes podem continuar as suas atividades através do sistema delivery.
Continua proibida a realização de eventos e a prática de atividades em parques, praias e áreas de lazer da capital. O transporte público funcionará nos dias da semana com 70% da frota. Aos finais de semana e feriados, circulará com 50% da frota.
"O surgimento de novos casos nos mostra o crescimento da epidemia na cidade. Por isso se torna necessária a manutenção das medidas de distanciamento social, que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações. Prorrogamos o decreto até o dia 18 e intensificamos a fiscalização para evitar aglomerações", enfatiza o prefeito Edvaldo Nogueira.
Mais vídeos

Polícia Militar prende homem logo após roubo no centro de Aracaju

Mulher é presa com drogas no bairro Farolândia

GEM recupera mais de 29 veículos roubados

Secretária de Meio Ambiente de Aracaju, Emília Golzio pede desfiliação do Cidadania

Prefeitura de Brejo Grande manda projeto de lei orçamentária com informações da cidade de Itabi
Mais acessadas
Mulher é presa com mais de 19 kg de drogas em Nossa Senhora do Socorro
Evento "Tamo Junto Aracaju" altera trânsito e transporte coletivo no José Conrado de Araújo
Mega-Sena sorteia seis dezenas de prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Corrida dos Servidores altera trânsito na Orla de Atalaia neste domingo (19)
Flamengo domina o Botafogo e segue firme na caça ao título
Mais notícias
-
2 horas, 33 minutos Energisa oferece até 80% de desconto em campanha de negociação de dívidas em Sergipe
-
2 horas, 44 minutos Secretário Luiz Roberto é internado após apresentar mal-estar no trabalho
-
2 horas, 53 minutos Acidente com capotamento deixa dois mortos e uma pessoa ferida na BR-101 em Capela