Sergipe

09/05/2020 às 10h26

Em Aracaju, SMTT recomenda uso de máscara a condutores de veículos

Agência Aracaju de Notícias

Recentemente, foi divulgada a informação de que condutores de veículos que fossem pegos sem máscara seriam multados. Apesar de se

Foto: Marcelle Cristinne
tratar de uma fake news (notícia falsa), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), seguindo as orientações de órgãos da saúde, recomenda o uso de máscara a motoristas e motociclistas.

De acordo com o agente de trânsito e integrante da Coordenadoria de Educação (CET) da SMTT, Diego Soares, não há artigo no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) que trara sobre equipamentos de segurança, como máscaras, no entanto, a mesma recomendação é que os condutores utilizem.

“Podemos comparar o uso da máscara ao do cinto de segurança, que as pessoas utilizam para salvar suas vidas. Com a máscara deve-se ter o mesmo pensamento. Mesmo que não seja autuado, punido por não usar, a preocupação é com a vida. O decreto municipal não propõe sanção, mas existe a preocupação, de que os condutores utilizem, mesmo estando sozinhos, e há obrigatoriedade se estiver com passageiros”, ressalta Soares.

Assim como os demais órgãos da Prefeitura, a SMTT tem realizado um trabalho focado na orientação, seja de condutores ou pedestres, como explica o agente de trânsito.

“O trabalho da Coordenadoria da Educação é realizado, principalmente, nas ruas. Porém, com o isolamento e distanciamento social, nossas ações têm se voltado muito para as redes sociais, já que as pessoas também têm recorrido muito a elas durante a quarentena. Assim, seguimos orientando as pessoas sobre questões relacionadas ao trânsito e, neste momento, reforçando a extrema necessidade de proteger vidas”, frisa Diego.

Uma das bases da educação é a informação e, para Diego, quanto mais munir a população de conhecimento, melhor para que se possa controlar a proliferação do vírus. “Existe muita fake news sendo disparada para confundir as pessoas, por isso, pedimos que a população se mantenha informada, mas que procure fontes oficiais para não cometer equívocos e acabe colocando vidas em risco. É preciso de manter atento”, orienta.

Em casos de dúvidas referentes a trânsito, a população pode recorrer à Ouvidoria da SMTT, pelo telefone 3238-4646, ou mesmo pelas redes sociais do órgão municipal, Instagram e Twitter (@smttaju).


Fonte: Agência Aracaju de Notícias