‘Dia de Doar Agora’ tem ações em Sergipe nesta terça, 5

Por Assessoria de Imprensa 30/04/2020 15h06
‘Dia de Doar Agora’ tem ações em Sergipe nesta terça, 5
Assessoria de Imprensa

Sergipe faz parte do movimento social que envolve todo o mundo em prol da solidariedade, é o ‘Dia de Doar Agora’, que será realizado nesta terça-feira, dia 5 de maio, encabeçado por instituições como o GACC Sergipe e Apae de Itabaiana. A ação foi criada para atender a emergência em que o planeta vive com a pandemia do novo coronavírus. Um novo dia global de doação e união foi criado para incentivar a cultura de doação principalmente neste momento delicado que todos estão enfrentando, as instituições necessitam de doações para continuar dando assistência aos acolhidos.

“Será um dia para chamar atenção da população sobre a importância de doar de alguma forma e ajudar ao próximo em uma causa nobre e social. As instituições necessitam de ajuda. As pessoas podem ajudar com alimentos, material de higiene ou dinheiro. Entre as instituições que estão participando em Sergipe estão o GACC Sergipe, a Apae de Itabaiana e o Projeto Ações com Amor, mas o espaço está aberto para todas as instituições. É hora de nos unir ainda mais em prol do mesmo objetivo que é a solidariedade”, explica Regimari Dias, umas das coordenadoras do projeto em Sergipe.

A generosidade tem o poder de unir e transformar comunidades tanto em momentos bons como nos ruins. Uma ameaça global como a COVID 19 não afeta apenas quem se infectou. Uma pandemia como essa mexe com cada um de nós no planeta e nos apresenta uma oportunidade de nos unirmos como uma comunidade global. Só no Brasil, cerca de 4 bilhões de reais já foram captados em função do coronavírus, incluindo mais de 200 campanhas espalhadas pelo país e reunindo cerca de 160 mil doadores, de acordo com o Monitor das Doações. E esses números podem ser ainda maiores.

A proposta do Dia de Doar Agora é celebrar as doações já recebidas e mostrar o poder de transformação que as doações têm quando feitas em conjunto: a expansão da generosidade, o engajamento cidadão, a atuação forte no mundo dos negócios e das redes de filantropia e o apoio sem precedentes para as comunidades e ONGs por todo o Brasil.

É uma forma também de mostrar a importância da doação como uma cultura, como um ato do dia a dia, que persista e possa impactar e transformar para melhor a realidade de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A pandemia nos mostrou o poder da doação e a vontade das pessoas de ajudar. É uma oportunidade de transformar essa boa vontade em um ato permanente, que independa de situações de emergência. Mostrar a força da sociedade e das organizações ”, diz Márcia Woods, presidente da ABCR - Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, responsável pelo Dia de Doar no Brasil.

Diversos materiais para divulgação do movimento, sugestões para a cultura de doação e dicas para as organizações estão disponibilizados no site. Assim como um mapa, para dar destaque à generosidade em todo o mundo, preparado pelo Dia de Doar Agora.

Junte-se a este movimento, compartilhe e mostre de que forma como você está contribuindo com a sociedade no combate à pandemia e ajude a cobrir o globo de solidariedade. Todos esse material está no site www.diadedoar.org.br.

Juntos podemos nos curar e ser parte da solução : mostre o seu apoio e se mobilize para fazer o bem. Nas redes sociais use as hashtags #diadedoar, #diadedoaragora, #eudoei, #orgulhodeserdoador.

A proposta é que cada participante do Dia de Doar Agora possa fazer sua própria iniciativa, com liberdade para adaptar, criar sua inciativa e compartilhem nas mídias sociais. Essa data só existe com a união de cada pessoa que faz sua ação, seja doando ou estimulando a doação de indivíduos, empresas, organizações.

“Agora, com o problema do coronavírus, estamos vendo um impacto maior e mais significativo. O Monitor das Doações já passou de 4bilhões de reais doados e isso mostra a força da sociedade e a importância das ONGs, que também precisam ser fortalecidas para que continuem existindo, para tornarmos esse comportamento uma realidade constante”, afirma João Paulo Vergueiro diretor executivo da ABCR.

Desde 2013 o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos, em 2012. Atualmente, a campanha é mundial, e conta com a participação oficial de 45 países. O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do ThanksgivingDay (Dia de Ação de Graças), seguindo as datas comerciais já famosas como BlackFriday e CyberMonday.

O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que reúne organizações e indivíduos que atuam pela promoção de um país mais generoso. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é a representante oficial do #GivingTuesday no Brasil e o evento é realizado em parceria com a Umbigo do Mundo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: