Sergipe

29/04/2020 às 10h39

Proprietários de viveiros de camarão sem licença ambiental são autuados em Indiaroba

Redação Portal A8

A equipe da Adema em fiscalização conjunta com a prefeitura de Indiaroba/SE, buscou atender denúncia nesta terça-feira (28) referente à criação e abate de animais silvestres, atividade de Carcinicultura irregular, desmatamento em Área de Preservação Permanente (App) e rinha de galo.

Foram fiscalizados empreendimentos de Carcinicultura (viveiros de camarão), em desacordo com a legislação vigente, variando de instalar, operar sem Licenciamento Ambiental, até desmatar vegetação nativa em App para construção dos viveiros, o que agrava a situação. Ao todo foram fiscalizados 11 viveiros de 4 proprietários diferentes, esses serão autuados e notificados a regularizarem a situação do empreendimento e as áreas embargadas até possível liberação, os que forem passíveis de regularização, além do auto, deverão apresentar um Plano de Recuperação da Área degradada.

Foram identificadas pela equipe, quatro residências com criação irregular de pássaros silvestres sem as devidas autorizações, no total foram resgatadas 21 aves da fauna silvestre brasileira, sendo eles popularmente conhecidas como: sanhaço, cabeça, pássaro preto, canário-da-terra, papa capim, curió e coleirinho.

Após avaliação 18 aves estavam aptas à soltura e foram soltas em área de reserva ambiental, três foram encaminhadas para atendimento e posterior soltura, por apresentarem algum tipo de lesão para depois serem  soltas também