Parceria entre Prefeitura e HU garante 30 leitos para pacientes da covid-19

Entre os mais de 200 leitos de retaguarda que a Prefeitura de Aracaju irá ofertar no atendimento de pacientes de covid-19 que necessitem de internamento, a partir desta quinta (23), estão disponíveis 30 leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), sendo 14 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 de enfermaria de retaguarda que serão regulados pelo município. Durante a visita para conhecer os espaços para atendimento, a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, esteve acompanhada da superintendente do HU, Angela Silva e do vice-reitor da UFS, Valter Santana.
“É uma conquista muito importante. Quando entramos em contato com Dra. Angela, para traçarmos estratégias para o enfrentamento da covid-19, ela prontamente disponibilizou 14 leitos de UTI, mais 16 leitos enfermaria. É uma conquista muito grande, porque nesse momento o que precisamos é de leitos, para evitarmos exatamente a desassistência. Nós já temos um protocolo de regulação firmado, onde nós temos o fluxograma de regulação, do que será feito através da Central de Regulação de leitos com a regulação através de médicos da Secretaria, e que também terá uma classificação de risco aqui no Hospital Universitário. Tudo feito de forma correta, para oferecer a melhor assistência ao nosso paciente”, explica a secretária Waneska Barboza.
De acordo com a superintendente do HU, Angela Silva, desde o início deste mês o hospital vem remanejando suas atividades e reestruturando os espaços para acomodar os leitos para os pacientes da covid-19 que necessitarem de internamento. Serão cerca de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, atuando no atendimento a esses pacientes.
“Esse serviço está sendo viabilizado graças à parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, com quem a gente contratualiza, e que prontamente se dispôs para que pudéssemos colaborar. E também ao Ministério Público Federal, do Trabalho e o Ministério Público Estadual, além da Justiça Estadual e Federal. A Ebserh, que também tem colaborado, e é nosso gestor maior para fazer isso. Não poderia deixar de agradecer a esses órgãos, porque eles foram essenciais, na estruturação e na participação do HU com uma assistência diferenciada. Não tenho dúvidas, que esse é o melhor serviço de assistência a pacientes de covid-19 do estado de Sergipe. Falo isso com tranquilidade, porque além de superintendente sou médica infectologista, e tenho certeza que não tem nenhum serviço público ou privado melhor que esse”, reconheceu a superintendente.
A Universidade Federal de Sergipe, através do vice-reitor Valter Santana, já havia se colocado à disposição da gestão municipal ofertando sua equipe de docentes nas áreas de estatística e saúde pública, na soma de esforços no combate à pandemia. E através dessa oferta de leitos, a parceria se fortalece.
“É a universidade se reestruturando, para dentro das nossas possibilidades, ofertar um auxílio aos gestores no combate a essa pandemia. Vimos aqui no HU o que a gestão preparou para servir de apoio para a Secretaria Municipal da Saúde, para dar uma segurança aos gestores e ofertar uma melhor assistência à população. A contribuição social, reestruturando nossos serviços e servindo também de modelo de ensino para os nossos alunos e residentes, preparando o ambiente com segurança, para que eles possam aprender e também tratar a população da melhor forma possível”, ressaltou Valter Santana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Entrevista com o deputado estadual Adailton Martins

Três homens são presos na Paraíba suspeitos de matar jogador de futebol em Sergipe

Motorista de ambulância do Samu vazou fotos de médica encontrada morta em presídio de Sergipe

Balanço das últimas 24 horas (17/09/25)

Faca utilizada em ameaça é apreendida em Itabaiana
Mais acessadas
Homem morre e três são presos por roubos a motoristas de aplicativo em Nossa Senhora do Socorro
Homem é preso por estelionato após aplicar golpe de R$ 185 mil em parente
Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Mais notícias
-
2 horas, 28 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
2 horas, 50 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe
-
3 horas, 34 minutos AMO inaugura nova Casa de Apoio em Aracaju nesta sexta-feira (19)