Sergipe

18/04/2020 às 09h29

Pesquisadores da UFS preparam mapa epidemiológico da Covid-19 em Aracaju

UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, vai mapear a circulação do novo coronavírus na capital sergipana. A partir da testagem da população pela secretaria municipal de Saúde, o estudo de prevalência da covid-19 no município será elaborado pelos professores do departamento de Medicina da UFS, Roque Pacheco de Almeida, Amélia Ribeiro de Jesus e Enaldo Vieira de Melo.

De acordo com o professor Roque Almeida, gerente de ensino e pesquisa do Hospital Universitário (HU-UFS), o objetivo é realizar 2.680 testes rápidos na população para a elaboração do mapa epidemiológico, a fim de auxiliar a tomada de decisões no enfrentamento à pandemia. A meta é testar entre 50 e 150 pessoas por bairro.

"Cerca de 80% das pessoas que entram em contato com o novo vírus são consideradas assintomáticas. A nossa meta é identificar essas pessoas. E isso só é possível através do teste. Com isso, vamos entender a dinâmica do vírus de forma científica e ajudar o município nas decisões de combate à doença", afirmou o professor.

O prefeito da capital ressaltou a importância da parceira com a universidade. "No primeiro momento, conseguimos cumprir com o que planejamos, que foi diminuir a possibilidade de contaminação para que não houvesse explosão de casos. Agora, vamos buscar a localização do vírus em nossa cidade, usando métodos científicos, testando as pessoas e, a partir daí, elaborando um mapa epidemiológico, mostrando por onde o vírus têm circulado," disse Edvaldo Nogueira à Agência Aracaju de Notícias.


Fonte: UFS