Sergipe

16/04/2020 às 15h18

Outono sergipano com cara de verão em todas as regiões do estado

Agência Sergipe de Notícias

As sensações térmicas em Aracaju, neste começo de outono, chegam aos 36º, nem parece que a estação comumente chuvosa chegou por

Foto: Ascom/Semarh
aqui e esse clima quente se estende por todas regiões do estado. Segundo o Centro de Análises e Previsão do Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas – CMT, do Governo de Sergipe, a máxima para esta quinta-feira (16) é de 31º na capital e, ainda segundo análise da CMT, a previsão é de tempo nublado com possibilidades de chuvas até o dia 20 deste mês. 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, por meio CMT, no boletim do tempo, relata que há previsão de chuvas em todo o Estado, mas com mais possibilidades em algumas regiões do interior. 

Segundo o meteorologista da Sedurbs, o CMT, Overland Amaral, as precipitações pluviométricas devem ocorrer com mais intensidade nas regiões Sul e Centro Sul do estado. “Sergipe passa por um período climático onde as probabilidades para ocorrência de chuvas respondem positivamente aos indicadores utilizados, a neutralidade em relação ao fenômeno El Niño somado às instabilidades atmosféricas decorrentes dos Distúrbios de Ondas de Leste, e Zona de Convergência do Atlântico Sul e Zona de Convergência Intertropical promovem grandes quantitativos de chuva em nosso estado que em sua maioria apresentam-se acima da sua média normal climatológica”, disse o meteorologista, Overland Amaral. 

Chuva prevista em Sergipe nos próximos dias     

Para hoje, 15, o meteorologista observa sobre o estado de Sergipe a presença de nebulosidade com núcleos mais carregados se aproximando em um escoamento vindo do sul para o norte em fase de dissipação, atingindo pontos das regiões Centro Sul e Sul Sergipano. A tendência sugere que o tempo fique predominantemente nublado, mas sem precipitações de chuva com valores significativos. 

Já na quinta-feira, 16, a tendência sugere que o tempo fique parcialmente nublado com precipitações leves em alguns municípios das regiões do Baixo São Francisco, Alto e Médio Sertão. Na sexta-feira 17, espera-se tempo ensolarado com presença de nebulosidade, sem precipitações de chuva com valores significativos.

No sábado, 18, espera-se tempo predominantemente nublado, com probabilidades de chuvas nas regiões Centro Sul, Agreste, Alto e Médio Sertão com valores de no máximo 5mm. “É importante ressaltar a possibilidade da ocorrência de pancadas de chuvas isoladas em qualquer parte do estado devido as instabilidades atmosféricas”, ressalta o meteorologista.

Prognostico meteorológico para o período de 13 a 20 de abril

“De acordo com o modelo Tropical Tidibits e Windy as probabilidades indicam que estes dias sejam de chuvas abaixo da normalidade histórica para o período nas regiões do Alto e Médio Sertão e Baixo São Francisco, com índices de chuvas reduzidos com anomalias entre -10mm e -5mm, Em contrapartida, na região do Sul Sergipano, a tendência é de chuvas acima do normal, com valores variando entre 10mm e 20mm excedente do esperado historicamente. Nas demais regiões sergipanas espera-se valores dentro da normalidade climatológica”, relata Overland.


Fonte: Agência Sergipe de Notícias