Família de idoso que morreu dentro da ambulância do SAMU denuncia descaso

Uma família vivenciou momentos de dor e espera na tarde desta quarta-feira (15), em Aracaju. Roberto Santos de 69 anos, tratava há 3 anos de um câncer que afeta os ossos, e nesta quarta-feira precisou de atendimento médico, segundo a família, devido a complicações, mas morreu dentro da ambulância, antes mesmo de receber o atendimento em uma unidade de saúde.
O Portal A8SE conversou com a família do idoso. Segundo a filha Ana Paula, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada por volta das 12h30, ao chegar na casa, localizada no bairro Castelo Branco, o SAMU levou o idoso até a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima, o Nestor Piva.
Ao chegar no local, a família denuncia que ainda no estacionamento o pai acabou morrendo dentro da ambulância, já por volta das 16h. Denunciou também, que o corpo do pai foi então encaminhado para o necrotério do HUSE, onde ao chegar lá não foi recebido de imediato e só posteriormente, depois de tirar e colocar de volta na ambulância, eles aceitaram o corpo do pai dela.
O Portal A8SE buscou informações com a Secretaria de Estado da Saúde que explicou por meio de nota, toda a situação. Na nota, “a Secretaria de Estado da Saúde informou que a Central de Regulação de Urgência (CRU) foi acionada para prestar atendimento a um idoso de 69 anos, oncológico. De acordo com informações repassadas pela família à CRU, o paciente também apresentava problemas respiratórios e febre, sintomas que poderiam identificar um caso de Covid-19.
A CRU acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que encaminhou para a ocorrência uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A orientação foi para levar o paciente ao Hospital Nestor Piva, devido à proximidade da sua residência. A informação foi que a unidade não poderia recebê-lo por não ter disponível leito de isolamento. Foi feita a tentativa de acesso no Hospital Fernando Franco, onde também foi informado que não tinha leito naquele momento.
Com o quadro de saúde agravado, o paciente precisou ser entubado dentro da viatura do SAMU, onde acabou vindo a óbito. Por ser um paciente suspeito para o Covid-19, e ser do grupo de risco, o corpo foi recolhido para o necrotério do HUSE, onde será feita a coleta de amostras para a realização de testes”.
A família informa que devido aos constrangimento vai acionar a justiça, nesse caso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

No sábado, a TV Atalaia transmitiu, ao vivo e para todo o Nordeste o projeto ‘São João é na Record’

Hoje acontece a grande final do concurso de quadrilhas juninas Gonzagão

Domingo foi o último dia do Forró Caju e do Forró Siri

PRF/SE registra aumento de 38,4% no número de veículos roubados que foram recuperados em BR’s

Mês de julho é de alta em setores da economia
Mais acessadas
Estão abertas as inscrições para cursos de inglês e espanhol pelo Centro Estadual de Idioma
Grande final do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão acontece nesta segunda-feira (30)
'Pecadores', filme com Michael B. Jordan, chega ao streaming nesta sexta (4)
4ª edição do FestCine Itabaiana tem filmes anunciados
Alta incidência de chuvas gera reforço de monitoramento no trânsito de Aracaju pela SMTT
Mais notícias
-
2 horas, 45 minutos Estão abertas as inscrições para cursos de inglês e espanhol pelo Centro Estadual de Idioma
-
3 horas, 14 minutos Sergipe tem previsão de chuvas para o começo de julho
-
6 horas, 32 minutos Grande final do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão acontece nesta segunda-feira (30)