Aracaju está abaixo da média nacional em incidência de casos de covid-19

O primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) foi registrado, em Aracaju, no dia 27 de fevereiro. No entanto, antes mesmo deste registro, a Prefeitura já vinha atuando de forma preventiva, com medidas que foram intensificadas e ampliadas com ações mais enérgicas do Plano de Contingência para o enfrentamento da pandemia, apresentado no dia 2 de março. Até o momento, com 37 casos confirmados da covid-19, a capital sergipana figura entre as nove do país com incidência de casos abaixo da média nacional.
Dados do Ministério da Saúde (MS), que avaliam a incidência por 1 milhão de habitantes, apontam que, no momento, das 27 capitais, 12 entraram em situação de emergência, duas delas no Nordeste, Fortaleza (573) e Recife (339). Outras seis estão em estado de alerta, como a vizinha Salvador (126).
Entre as razões de influência para o aumento ou diminuição da incidência dos casos, destacadas por entidades e órgãos ligados à saúde, estão o distanciamento social. Por este motivo, apesar de Aracaju estar entre as capitais com índices abaixo da média nacional nesse quesito, a Prefeitura mantém a recomendação para que a população evite sair de casa.
De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado na capital sergipana, a Prefeitura não tem medido esforços e atuado sobremaneira para restringir a circulação dos aracajuanos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. “Temos visto em cidades com índices elevados de contaminados que esse distanciamento social foi extremamente efetivo para conter a propagação do vírus”, frisa o gestor municipal.
“Essa ação tem se mostrado ainda mais eficaz nas localidades em que os números de casos se mantém estáveis, como é o nosso caso. E isso acontece porque, com essa restrição, conseguimos frear a curva de contágio, algo fundamental para termos tempo suficiente para reduzir a pressão no sistema de saúde. É um sacrifício grande, mas que tem surtido efeito porque a infecção tem ocorrido lentamente, nos garantindo prestar um atendimento eficaz às pessoas que testaram positivo para a covid-19. As próprias entidades de Saúde reconhecem a importância destas medidas restritivas. Estamos trabalhando duro para proteger vidas, numa somação de esforços muito grande”, destaca Edvaldo Nogueira.
O prefeito salienta ainda o fato de algumas pessoas terem a impressão de que a situação está controlada na capital, e de que já podem voltar à rotina. “Não é assim. Fizemos estudos constantes e, se hoje adotássemos medidas para liberação total do isolamento, em 30 dias precisaríamos de 1.200 leitos de retaguarda e aproximadamente 300 de UTI, uma estrutura que a Prefeitura e o Governo do Estado não teriam. Por isso é importante manter o distanciamento, no momento, enquanto buscamos soluções, nos preparamos. Com isso, poderemos encontrar alternativas para liberar, na medida, quando for preciso”, pondera.
A partir da publicação do primeiro decreto para implementação de medidas emergenciais, no dia 16 de março, a Prefeitura pôs em prática medidas para restringir a circulação de pessoas na cidade e soluções criativas para o devido enfrentamento da covid-19, como o MonitorAju (156), um canal versátil de atendimento destinado a orientar a população aracajuana sobre o novo coronavírus, além de realizar triagem e monitoramento de casos sintomáticos.
Além disso, a Prefeitura tem reforçado as equipes de profissionais nas equipes da Saúde, com a contratação de aprovados em Processo Seletivo Simplificado, de chamamento público de profissionais médicos e convocação de voluntários; transformou oito UBS em unidades de referência para síndromes gripais; ampliou o número de leitos para atendimento aos pacientes sintomáticos; instalou dois contêineres na UPA Fernando Franco para atender casos específicos de pessoas com sintomas de síndromes gripais.
“Hoje, temos um controle maior dos casos. Até o momento, avaliamos que esses resultados são em decorrência das medidas restritivas que já adotamos. Não será possível interromper a evolução natural da doença, mas é possível ganhar tempo para preparar o sistema, e é isso que estamos fazendo”, frisa a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
Mais vídeos

Polícia Civil apreende adolescente suspeito de homicídio em Nossa Senhora do Socorro

Van roubada é recuperada e quatro suspeitos são presos em operação

Casal é preso por tráfico de drogas na zona Norte de Aracaju

Mulher é presa por tráfico de drogas durante feira livre em Estância

Jovem de 16 anos é brutalmente assassinado com golpes de chave de fenda em Nossa Senhora do Socorro
Mais acessadas
Magníficos, Mastruz com Leite e Devinho Novaes são atrações do ‘Forró das Brotas’ neste fim de semana; confira programação
Matrículas para cursos da EJA e Educação Profissional terminam nesta semana; confira prazos
UFS abre inscrições para 364 vagas de readmissão em cursos de graduação
Duas mulheres são presas por tráfico de drogas na Zona Sul de Aracaju
Acidente deixa mulher ferida na Zona Sul de Aracaju; carro colide contra muro de condomínio
Mais notícias
-
39 minutos Acidente deixa mulher ferida na Zona Sul de Aracaju; carro colide contra muro de condomínio
-
1 hora, 26 minutos UFS abre inscrições para 364 vagas de readmissão em cursos de graduação
-
1 hora, 42 minutos Matrículas para cursos da EJA e Educação Profissional terminam nesta semana; confira prazos