Prefeitura realiza vacinação itinerante para idosos no bairro Bugio

Por Agência Aracaju de Notícias 14/04/2020 14h26
Prefeitura realiza vacinação itinerante para idosos no bairro Bugio
Marcelle Cristine

Com a meta de imunizar 90% do público alvo de idosos já alcançada, a Prefeitura de Aracaju realizou nesta terça-feira, 14, a vacinação itinerante de imunização contra a influenza, para os maiores 60 anos, na praça do final de linha do bairro Bugio, zona Oeste da cidade. A vacinação em praças públicas é estratégia adotada pela Secretaria Municipal da Saúde para beneficiar a população idosa, que compõe um dos principais grupos de risco do novo coronavírus.

 

Para esta fase da imunização, além dos profissionais da SMS, residentes da Universidade Federal de Sergipe, e da equipe da Cruz Vermelha também fizeram parte da equipe de vacinação. Foram mantidas as medidas de distanciamento entre as pessoas e disponibilizadas cadeiras para aqueles que não pudessem permanecer em pé por muito tempo.

 

“Hoje vacinamos 880 idosos. Amanhã, dia 15, a ação acontecerá no 28º Batalhão de Caçadores, no bairro 18 do Forte. Em todos os dias, a vacinação será realizada no horário das 8h às 12h, ou até atingir a meta de mil doses. Os idosos que ainda não tomaram a vacina contra a influenza devem comparecer portando seu cartão de vacinação e documento de identificação.”, explicou a coordenadora do Programa de Imunizações e de Doenças Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões.

 

A aposentada Iara Silva Rocha foi um das primeiras a serem atendidas. “Cheguei logo cedo e fiquei muito feliz por eles terem começado na praça que fica perto da minha casa, facilitou muito meu descolamento. Sempre deixo minha caderneta de vacinação atualizada”, relatou.

 

A ação também atraiu a atenção do aposentado Joviano de Brito, que, ao saber da vacinação itinerante, decidiu buscar pela dose de imunização. “Sem aglomeração, protegido e perto de casa, é bem mais fácil tomar a vacina para não ficar com gripe”, afirmou.

 

Próximas fases

 

Encerrada essa primeira fase, já no dia 16, a SMS dá início à segunda fase dessa campanha, que estará voltada para os profissionais da força de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. 

 

Os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e população privada de liberdade serão imunizados contra a Influenza nos locais onde se encontram, não havendo a necessidade de ir a uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar. 

 

A terceira etapa da campanha terá início no dia 9 de maio e será  direcionada a professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: