Vazão do Rio São Francisco aumenta e é monitorada

O período chuvoso tem trazido boas notícias para os reservatórios, que atingiram volumes úteis. A Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe
aumentou a vazão, a partir desta quarta-feira (01), de 800 metros cúbicos, passa a ser elevada para 1.100 metros cúbicos por segundo.
Segundo Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), devido ao Reservatório de Sobradinho já ter ulttrapassado 60% do seu volume útil, informa-se que, em cumprimento à Resolução ANA 2081/2017, a vazão defluente de Xingó será elevada para 1.100 metros cúbicos por segundo a partir do dia 01/04/2020.
A Chesf ressaltou ainda que a situação atual é de normalidade e que não há previsão de abertura de comportas dos vertedouros das usinas de Sobradinho, Itaparica e Xingó.
Vazão do Rio São Francisco é monitorada pelo Governo do Estado de Sergipe
Aliada a vazão liberada pela Usina Hidrelétrica de Xingó, entre os estados de Sergipe e Alagoas, na região do Baixo São Francisco, as chuvas das últimas semanas e o aumento do nível de alguns rios no estado de Alagoas, contribuíram para o aumento da vazão do rio São Francisco, no município de Propriá. Nesta terça-feira (31), a vazão na região passou para 2.194m³ por segundo, quase o dobro da média registrada ao longo do ano.
O diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil Estadual, coronel Alexandre José Alves, informou que o órgão estadual está atento ao aumento da vazão e ressalta que, do ponto de vista hidrológico, é uma vazão normal já prevista nesse período. “O que ocorreu é que, com o aumento da vazão, à medida que a água vai descendo no seu curso até o mar, vai tendo contribuições em aumento de água em alguns riachos, que em momentos de chuvas tornaram-se verdadeiros rios, como é o caso Rio do Ipanema, em Alagoas, que transbordou” explicou.
A água vinda da bacia do Ipanema - que vem do estado de Pernambuco, passa por Alagoas e desemboca no Rio São Francisco - trouxe contribuições dos riachos do Capivara e do Ipanema, entre outros, ao longo do caminho. O que fez com que o rio São Francisco, em Propriá, subisse a vazão.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Mais notícias
-
15 horas, 10 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
18 horas, 34 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
18 horas, 56 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe