Sergipe

27/03/2020 às 14h59

Defesa Civil Estadual amplia serviço de alerta por SMS para prevenção contra o novo coronavírus

Agência Sergipe de Notícias

Entre as medidas adotadas no enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Sedurbs, através do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, está ampliando o serviço de alerta a população por meio de SMS, sobre os cuidados que a população deve ter neste momento em que a pandemia atinge todo o país.

Desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por um entendimento entre ela e a Defesa Civil Nacional, o sistema foi inspirado em um modelo já existente em alguns países da Europa e da Ásia, nos Estados Unidos e até na América do Sul, a exemplo do Chile.

Segundo o diretor do Departamento Estadual, Cel. Alexandre José, o serviço de alerta já existe e tem contribuído muito para a população em situações periclitantes. “O sistema de alerta via SMS foi implantado no Estado em fevereiro de 2018, desde então, enviamos muitas informações que recebemos do Centro de Meteorologia de Sergipe (CEPETEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INIMET), relativas às possibilidades de inundações, alagamentos, temporais, deslizamento de terra e situações similares. Com a pandemia atingindo todo o país, fomos instruídos pelo Governo Federal, para passar vários tipos de orientações à população, de como ela deve proceder nas mais diversas situações”, explica.

Do mesmo modo que os avisos de alertas meteorológicos são enviados aos telefones celulares cadastrados, informando sobre os sinistros que poderão ocorrer nas localidades e municípios específicos, os novos avisos têm como objetivo orientar à sociedade sobre os cuidados com a pandemia, nas questões do que fazer durante o isolamento social (dicas para passar o tempo, evitando a monotonia), de alimentação, do reforço nos hábitos de higiene pessoal e do lar, automedicação, manuseio de objetos, no zelo com idosos, entre outros.

O Coronel Alexandre José, diz ainda que a participação da sociedade é muito importante para que os serviços prestados alcancem o maior número de pessoas. “Até o momento, o Estado possui 74.893 celulares cadastrados, porém, fazemos um apelo à população para se cadastrarem no sistema, cujo acesso é simples: basta apenas enviar um SMS para o número 40199 e, no corpo do texto, digitar o CEP ou os CEP’S de interesse, para que os avisos de alertas e orientações cheguem ao cidadão, e assim ele possa proteger a si e à sua família, bem como compartilhar com amigos, familiares e conhecidos”, ressalta.


Fonte: Agência Sergipe de Notícias