Corpo de Bombeiros alerta para os riscos no uso de álcool em casa
O aumento no uso de álcool pela população, por conta do Coronavírus, tem trazido riscos para dentro das casas. Essa semana uma mulher perdeu a vida no Estado de Pernambuco, com queimaduras por todo o corpo. Testemunhas relataram que ela passou álcool no corpo para se proteger do vírus e acendeu no cigarro, causando um incêndio na residência. A dona de casa foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
“No ambiente familiar, o uso de água e sabão é suficiente para uma limpeza eficaz, sem oferecer riscos. O álcool é uma substância altamente inflamável, que requer cuidados para evitar acidentes graves como o que aconteceu em Pernambuco”, afirmou o tenente Fabiano Queiroz, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).
Segundo o bombeiro, o uso de álcool, além dos riscos de acidentes, pode remover a camada protetora da pele. “Ele age nas proteínas da bactéria, mas também nas proteínas da pele. Se realmente for necessário, é recomendado o uso de uma quantidade do tamanho de uma ervilha na palma da mão, espalhando uniformemente. Indicamos que deixe para fazer o uso quando estiver num local onde não há possibilidade de lavar as mãos”, apontou.
Ele alerta ainda que o álcool líquido, além do alto poder de inflamabilidade, tem maior risco de derramar e de ser ingerido, especialmente por crianças. “A forma em gel evita que grande parte do produto seja derramado, evitando que grandes áreas do corpo sejam queimadas em caso de acidente”, explicou.
O bombeiro orienta sobre o manuseio e armazenamento corretos do produto. “O armazenamento deve ser feito em locais altos, de preferência com barreiras como chaves ou cadeados, não permitindo o acesso às crianças. Não use álcool para acender churrasqueiras. Não coloque junto a produtos químicos ou em locais que atinjam temperaturas elevadas”, pontuou.
Se ainda assim, com todos os cuidados, acontecer um acidente, o tenente informa os procedimentos a serem adotados. “Em caso de uma pequena área atingida, molhe imediatamente com água corrente. Não coloque nada sobre a queimadura. Não estoure as bolhas, pois elas são uma proteção. Procure o atendimento médico. Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 o mais rápido possível”, finalizou o militar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Museu Histórico de Sergipe reabre e público destaca a importância do espaço cultural
Morre em Aracaju aos 64 anos a Advogada Aída Mascarenhas Campos
Entrevista com professora dos cursos de Engenharia da Unit, Marcela Hardman
Entrevista com o Economista José Olívio
Entrevista com o diretor do Hospital Amparo de Maria, Max de Carvalho Amaral
Mais acessadas
PND 2025: gabarito das questões objetivas será divulgado terça-feira, 28
Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF
Filme 'O Agente Secreto' ganha pré-estreia gratuita no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Mais notícias
-
2 horas, 20 minutos Vídeo: Confusão é registrada durante transferência de ambulantes no Centro de Aracaju
-
3 horas, 53 minutos Morre aos 68 anos a advogada Aída Mascarenhas Campos, referência na defesa dos direitos humanos
-
4 horas, 37 minutos Maratona de Aracaju Banese 2025 consagra João Marcos Ferreira e Adriana Gonçalves em estreia histórica