Vacinação de rotina para crianças deve ser evitada até 16 de abril

Seguindo direcionamento do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda aos pais de crianças entre seis meses e dois anos que evitem, durante a primeira fase da campanha de vacinação contra Influenza (até o dia 16 de abril), procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) na busca por garantir as vacinas de rotina.
O objetivo da recomendação é impedir que os mais novos sejam vetores de transmissão para os idosos, grupo de risco do novo coronavírus (Covid-19) que está sendo priorizado nesta fase inicial de imunização.
Trata-se, na verdade, de um adiamento da vacinação. De forma alguma, alerta a Secretaria Municipal da Saúde, os responsáveis devem deixar de levar as crianças para serem imunizadas após o fim da primeira fase da campanha contra Influenza. Pelo contrário, vacinar os filhos é uma medida extremamente importante, tanto para a saúde deles quanto para a pública.
A medida preventiva visa reduzir o contato entre idosos e crianças, já que estas são importantes transmissores e disseminadores das doenças respiratórias, e, além disso, parecem ser, até o momento,mais resistentes à nova doença. Aliás, de forma oposta ao que tem sido observado nas pessoas de terceira idade, os casos registrados em crianças são, em geral, assintomáticos, o que dificulta a constatação e o consequente cuidado.
No caso dos adultos, especialmente aqueles que não são profissionais de saúde (também grupo priorizado na primeira fase da campanha de vacinação em vigor), a única vacina cuja recomendação continua sendo procurar a unidade é a contra o sarampo, uma vez que o estado registrou a circulação ativa deste vírus no decorrer de 2019.
Aliado à recomendação do MS e as determinações já repassadas aos cidadãos por meio dos decretos municipais, a gestão tem analisado a adoção de novas medidas para evitar aglomerações por conta da campanha de vacinação nacional.
“Estamos fazendo um planejamento para que a gente possa dar as vacinas aos idosos fora dos postos, sejam estruturas montadas em praças ou 'drive thrus' [postos volantes], onde eles possam ser vacinadas dentro dos carros. O intuito é realmente evitar o contato deles com outras pessoas, de forma a protegê-los do contágio, e evitar também que mais leitos para situações graves sejam ocupados”, ressalta a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Atuação contra vandalismo

Secretaria da Saúde de Aracaju mantém a vacinação contra a Covid

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os afetados na capital

Confira os destaques policiais desta quarta-feira (17)

Governo do Estado anuncia medidas para evitar novos rompimentos em adutoras
Mais acessadas
Fornecimento de água em Aracaju segue sendo restabelecido de forma gradual
Justiça determina que Iguá Sergipe suspenda cobranças irregulares de rateio em condomínios
Testemunhas são ouvidas em nova fase do julgamento do caso José Lael
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Mais notícias
-
1 minuto Fornecimento de água em Aracaju segue sendo restabelecido de forma gradual
-
18 minutos Justiça determina que Iguá Sergipe suspenda cobranças irregulares de rateio em condomínios
-
30 minutos Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico