Sergipe

24/03/2020 às 08h56

Sergipe tem 15 casos confirmados do novo coronavírus

Redação Portal A8

Na manhã desta terça- feira (24), o secretário de estado da comunicação, Sales Neto, em entrevista ao vivo no Balanço Geral Manhã, falou sobre o aumento no número de casos do novo coronavírus (Covid- 19), em Sergipe. Na segunda- feira (23), o estado tinha o registro de 10 casos confirmados, número que subiu para 15 em apenas 24 horas. Até o momento, são 66 descartados e nove estão como suspeitos, em investigação.

Os cinco novos casos confirmados são de Aracaju: três mulheres, com idades de 20, 53 e 61, e dois homens, com 20 e 78 anos. Dois estão hospitalizados por terem dado entrada com quadro de respiração aguda grave. Os demais estão cumprindo protocolo de isolamento domiciliar e social.

O secretário esclareceu os esforços do governo estadual com relação a produção de máscaras e respiradores."Estamos tentando comprar os ventiladores pulmonares, em uma conversa muito avançada, pois sabemos que dos casos em Sergipe, 285 precisarão de ventilação pulmonar, ao longo do ciclo. O governo do estado está em contato com os fornecedores, e decretou emergencialmente, a garantia dos recursos, para permitir essas compras. Temos fábricas em Socorro que estão produzindo insumos, duas delas doaram  cerca de 50 mil litros de álcool 70%, mas está existindo uma procura mundial por insumos, EPI's, e ontem em conferência com o governo federal, o presidente pediu recursos ao Ministério da Saúde, que tem mais poder de barganha.", esclareceu o secretário.

Em meio a pandemia, e as restrições apresentadas, Sales Neto, reforça a necessidade de permanecer em casa. "Sergipe tem 15 casos confirmados, e a importância é se você não precisa sair de casa, fique em casa, pois quando passarmos esse momento tudo vai voltar ao normal. Se diminuirmos o pico será menos mortes porque teremos menos pessoas para atender. É preciso que a população saiba que o governo está fazendo a sua parte, a exemplo da Hildete Falcão, onde vai ser montado um hospital de campanha com estruturas de 1000 metros com leitos, e para isso estamos tentando buscar equilíbrio entre a estrutura da população, e a quantidade de profissionais que trabalham na área da saúde.", explica o secretário.