Prefeitura acerta estratégia com Anvisa para combate ao coronavírus no aeroporto de Aracaju

Em reunião realizada nesta segunda-feira (23), no aeroporto Santa Maria, entre representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria de Estado da Saúde, ficou definida a estratégia a ser adotada por cada órgão no combate à pandemia do novo coronavírus (convid-19). Na ocasião, a Prefeitura recebeu autorização para colocar em prática a aferição da temperatura, via termômetro digital, nos passageiros que desembarcarem na capital.
Por se tratar de uma área federal, o aeroporto não é afetado pelos decretos editados tanto pelo Município de Aracaju quanto pelo Governo do Estado, assim a atuação no local foi fundamental para estabelecer o que poderá ou não ser executado.
“A reunião esclareceu os limites de cada ente federado dentro do aeroporto, por se tratar de uma área federal, composta por espaços restritos e não restrita. Agora vamos reorganizar o nosso grupo de trabalho para realizar nossas ações, seja medido a temperatura ou fazendo as abordagens para passar informações”, explica a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde, Taíse Cavalcanti.
O objetivo principal ao medir a temperatura é enfatizar a necessidade de cumprir o isolamento voluntário. Mesmo que a febre ocorra por conta de uma síndrome gripal ou qualquer outra enfermidade, o monitoramento é importante, pois as orientações necessárias são repassadas e é possível formar um panorama do status da pandemia, o que permite agir de maneira mais eficaz.
Para além da aferição da temperatura, que deverá começar na noite desta segunda-feira ou na manhã de terça-feira, outras medidas estão sendo adotadas, como a disponibilização de álcool em gel, avisos pelo sistema de som e recomendação para distanciamento mínimo de 2 metros nas filas de embarque e desembarque.
MonitorAju
No caso daqueles que chegam de Aracaju vindos de locais onde já há transmissão comunitária a Prefeitura disponibiliza também um formulário no site https://www.aracaju.se.gov.br/monitoraju. A proposta é tirar dúvidas e informar como agir (respostas serão enviadas por e-mail).
O serviço online é uma ampliação do MonitorAju (156), serviço telefônico no qual os aracajuanos podem consultar informações e esclarecer dúvidas sobres o vírus e os quadros suspeitos. O sistema foi umas das primeiras medidas tomadas pela Prefeitura de Aracaju, entrando em funcionamento na última segunda-feira (16).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
4 horas, 42 minutos Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
6 horas, 9 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
9 horas, 11 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho