Sergipe

21/03/2020 às 13h38

Campanha de vacinação contra influenza começa em Aracaju com grande procura do público alvo

Com informações da Agência Aracaju de Notícias

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde  (SMS) deu início,naa manhã deste sábado, 21, antecipadamente, à Campanha de Vacinação contra o Influenza. A medida contempla os idosos e os profissionais da saúde e tem como objetivo aumentar o prazo para imunização na capital, diminuindo as aglomerações e possibilitando uma melhor condição para que os cidadãos em grupos de risco possam seguir na quarentena. 

A administração municipal segue orientação do Ministério da Saúde (MS), que começará a campanha nacionalmente na próxima segunda-feira, 23, no entanto, acrescentando um dia para evitar que o público mais vulnerável ao coronavírus (Covid-19) precise se deslocar em um período em que já se tenha registrado a transmissão comunitária.
O calendário nacional, referência para a capital, e que será seguido a partir da segunda-feira, vai até o dia  22 de maio, e será intensificada no dia 9 de maio, com o dia “D” de mobilização nacional. “Nacionalmente a vacinação começará na segunda-feira, 23, mas aqui em Aracaju nós preferimos adiantar para este sábado, um dia no qual as pessoas têm mais condições de irem às unidades, com o intuito de diluir ainda mais a população, além de dar mais tempo. De qualquer maneira, a campanha continuará por toda a próxima semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde, então nós pedimos que os cidadãos não se aglomerem, tenham calma, e redobrem todos os cuidados”, explica a secretária da Saúde, Waneska Barboza. 
 
As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no horário de 7h30 às 16h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação, e o profissional da saúde, também um comprovante de que faz parte desde grupo prioritário.
 
Na UBS Sinhazinha, o número de pessoas foi grande, mas a orientação é que as pessoas evitem as filas, e retornem outro dia, já que a campanha só está começando.

Fonte: Com informações da Agência Aracaju de Notícias