Campanha de Vacinação contra a Influenza é antecipada para sábado, 21

Por Agência Aracaju de Notícias 19/03/2020 18h05
Campanha de Vacinação contra a Influenza é antecipada para sábado, 21
SES

Em reunião de trabalho realizada nesta quinta-feira (19) profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) definiram a logística da Campanha de Vacinação contra a Influenza na capital sergipana, antecipada pela Prefeitura de Aracaju para o próximo sábado (21). Nesta primeira fase, o público prioritário são idosos e profissionais da área da Saúde. A antecipação é mais uma das medidas adotadas pela gestão municipal para o enfrentamento do novo coronavírus (covid-19).

“Eles se tornaram público alvo por causa do novo coronavírus. Os indivíduos com 60 anos ou mais foram priorizados, por que estudos mostram que [eles] estariam mais sucetíveis às complicações do novo coronavírus. Já os trabalhadores de saúde também serão imunizados, pelo maior risco de entrarem em contato com ambos os vírus e por poderem transmiti-los a pessoas que já estão fragilizadas em ambientes de Saúde”, justifica a coordenadora do Programa de Imunizações e de Doenças Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões.

As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, no horário a partir das 7h30 às 16h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação, e o profissional da saúde, também um comprovante de que faz parte desde grupo prioritário.

Importância

Para o gerente da UBS Manoel de Souza, Vanderson de Almeida, a iniciativa da SMS de reunir os profissionais das Unidades é muito importante. “A vacinação é a única efetiva forma de proteção, e este encontro é o momento de definir as estratégias de cobertura vacinais”. Já para a gerente da UBS Roberto Paixão, Suiane de Oliveira, a reunião serviu para que cada um despertasse para as suas responsabilidades e compromisso de manter as coberturas.

Próximas datas

O Município de Aracaju atende à nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde (MS) ao priorizar esse público. A partir do dia 16 de abril, o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas previstas pelo MS.

“As pessoas com as comorbidades e condições clínicas prevista pelo Ministério da Saúde, para receber a vacina contra a influenza, é necessário o comprovante das referidas situações. Portanto, orienta-se que busquem relatórios que comprovem que são deste grupo prioritário, para que ao iniciar as outras fases da campanha, minimizem os prováveis transtornos”, destaca.

O Dia D de mobilização nacional acontecerá em 9 de maio, um sábado, destinado à imunização de toda a população do país. A partir do dia 11 de maio, a campanha tem como público-alvo de vacinação crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: