Prefeitura e SPU oficializam transferência da gestão da Orla para Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira e a superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Jovanka Leal, oficializaram, nesta quinta-feira (19), a transferência da gestão da Orla da Atalaia, praia da Aruana e Viral para a Prefeitura de Aracaju. A partir de agora, a responsabilidade pela administração das orlas marítimas da capital, que era do governo estadual, passa a ser da gestão municipal. Além de atender a uma resolução nacional da SPU, a transferência é um antigo pleito do prefeito Edvaldo Nogueira, desde o seu mandato anterior.
“Apesar deste momento de dificuldades em decorrência do coronavírus, assinar o termo de adesão de gestão das praias me deixa muito feliz, porque é uma coisa pela qual já trabalhamos há bastante tempo, pois entendemos que a Prefeitura é quem possui mais capacidade para administrar as orlas. Contamos com a parceria da SPU, que foi muito importante em todo o processo, além disso o governo do estado também não criou problemas e entendeu a necessidade desta mudança. De modo que teremos muito trabalho pela frente, mas estou muito satisfeito. É um sonho que se realiza. É um presente para a cidade”, declarou o prefeito.
A superintendente do Patrimônio da União, Jovanka Leal, ressaltou que a transferência para a Prefeitura de Aracaju representa “um ganho” para a cidade. “Foi um ajuste jurídico. A Orla passa a ser administrada por quem é de direito. A Orla não sai do domínio da União, mas a gestão passa a ser da Prefeitura. É um ganho de flexibilidade, para ajustar os espaços e permissões na região. O município é o ente mais competente para fazer este tipo de trabalho e está dentro de um planejamento nacional da SPU. O prefeito compreendeu rapidamente e providenciou o que foi necessário. A SPU não teve dificuldades. A Prefeitura e o governo foram ágeis para esta transição. Foi realmente uma vitória para Sergipe. Em breve, a Orla vai sentir isso”, avaliou.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos é o órgão que ficará responsável pelas praias. Luiz Roberto Dantas, presidente da Emsurb, explica que a gestão destes espaços se dará dentro dos termos de permissão para ocupação de espaços públicos. “Faremos toda a manutenção, conservação e os reparos imediatos que precisem ser feitos. É um grande sonho do município e um desejo do próprio prefeito. O período de transição foi muito bem conduzido pelo SPU, governo e a Prefeitura. Agora iniciamos o trâmite burocrático, com a publicação do termo no Diário Oficial do Município e em jornal de grande circulação e a preparação do plano de gestão integrada, conforme estabelece a legislação para a condução sustentável da Orla”, explicou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Obra da Casa da Mulher Brasileira recebe visita de ministros do Governo Federal

CTB estabelece 3 tipos de infrações para quem é flagrado usando o celular

Barragens de Sergipe estão controladas apesar do grande volume de chuva dos últimas semanas

Novas regras de segurança para chaves pix já estão valendo

Casos de esporotricose trazem preocupação
Mais acessadas
Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição “Cultura Viva por entre os mundos”
Prática de Rinha de Galos é interrompida na Barra dos Coqueiros
Nadadora sergipana conquista quatro medalhas em Nordestão escolar
Fim de semana nas Rodovias Estaduais de Sergipe tem uma morte e dois feridos em acidentes
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
Mais notícias
-
12 horas, 41 minutos Jovem de 24 anos morre por meningite em Sergipe; SES confirma terceiro óbito em 2025
-
13 horas, 25 minutos Corpo de piloto vítima de acidente aéreo em Sergipe é liberado pelo IML
-
14 horas, 47 minutos Emancipação Política: Confira horário de funcionamento dos serviços no feriado de 8 de julho em Sergipe