Restaurante Padre Pedro passa a ofertar alimentação em quentinhas para evitar aglomeração

Diante da pandemia do coronavírus declarada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, da confirmação de casos da doença em Sergipe e seguindo as determinações do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – SEIAS estabeleceu medidas de prevenção à transmissão do COVID-19 nos equipamentos socioassistenciais que mantém em funcionamento, com atendimento ou abrigamento da população em situação de vulnerabilidade social. Uma delas será adotada em relação ao Restaurante Popular Padre Pedro que, a partir desta quinta-feira (19) ofertará as refeições em quentinhas aos usuários - e não em buffet servido no local, como tradicionalmente era feito.
O Restaurante é frequentado diariamente por cerca de 2.250 pessoas para almoço e jantar, ofertados por apenas R$ 1,00, contribuindo para o acesso ao direito social à alimentação saudável, enquanto componente importante no fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo. Diante da sua importância, para manter o serviço, que conta com alta rotatividade e boa parte do público atendido constituído por idosos [grupo de risco à contaminação e aos efeitos agravados do Corona Vírus], a SEIAS decidiu por – excepcionalmente - modificar a forma de prestação de serviço, para evitar a aglomeração e reduzir o tempo de permanência no local.
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto, também médica sanitarista e doutora em saúde coletiva, a medida foi adotada pensando na melhor forma de manter a oferta da alimentação para os usuários, mas reduzindo o risco de contágio. “Nossa preocupação se deve ao fato de sabermos como o acesso a esse alimento, no Restaurante Padre Pedro, é tão necessário para tantas pessoas vulneráveis. Muitas vezes, constitui a única refeição do usuário no dia. Então, buscamos aliar a manutenção dessa oferta à nossa responsabilidade de fazer o possível para reduzir os riscos para os nossos usuários, diante do contato com outras pessoas. O distanciamento social é, neste momento, a medida mais eficaz para evitar a disseminação do vírus, que precisa ser interrompida o quanto antes para que não venha a ocasionar o colapso na rede pública e privada de saúde”, afirmou Lêda Lúcia.
A nutricionista Tatiana Canuto, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SEIAS, explica que, para dar maior celeridade à distribuição das quentinhas, o horário da oferta da alimentação será estendido, passando a começar às 10h (almoço) e às 16h (jantar). “Vamos começar mais cedo, para que tenhamos maior tranquilidade na fila, onde orientaremos sobre a distância de 1m entre os usuários. Eles irão pagar o valor módico de R$1,00, como sempre fizeram, e logo em seguida, já terão acesso à quentinha pronta e embalada, e com talheres descartáveis, para que possam levar e comer noutro local, evitando a aglomeração no Restaurante”, detalha.
Tatiana informa, ainda, que o cardápio será nutricionalmente reforçado, priorizando vegetais cozidos a saladas cruas, e com a inclusão de frutas inteiras, como a laranja. A equipe da coordenação de Segurança Alimentar da SEIAS irá aproveitar, também, para passar orientações aos usuários quanto às medidas de higiene, etiqueta respiratória e condutas sociais recomendadas neste período de máxima atenção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Mais notícias
-
13 horas, 2 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
15 horas, 15 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
16 horas, 5 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro