Defesa Civil monitora locais impactados pelas chuvas e alta da maré desta quinta, 12

As chuvas registradas na manhã desta quinta-feira (12) foram monitoradas pelas equipes da Prefeitura de Aracaju, especialmente nas áreas com influência da alta de maré. O acumulado chegou a 11.2 milímetros, nas últimas 6h, especialmente na região centro-sul da capital.
As equipes da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, estiveram nos principais pontos de alagamento para orientar a população e adotar as medidas cabíveis junto aos demais órgãos da gestão municipal. Também foram atendidos, prontamente, quatro chamados registrados por meio do número emergencial 199.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, informa que todas as equipes da Prefeitura de Aracaju estão atentas às demandas da população. "Todos os órgãos municipais envolvidos diretamente com o impacto das chuvas e da alta da maré monitoram as localidades mais afetadas. Estamos atentos aos chamados e adotando as medidas necessárias para minimizar os transtornos", garante Luís Fernando.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, o momento das precipitações coincidiu com o horário em que a maré esteve vazando. "O fato possibilitou que os impactos fossem minimizados, pois há um rápido escoamento das água, em virtude do trabalho preventivo que foi realizado pela Prefeitura de Aracaju para a recuperação do sistema de drenagem", pontua o coordenador.
Entre os pontos em que foram identificados alagamentos estão a avenida Barão de Maruim, Conjunto Lourival Batista, nas proximidades do canal, e a rua Acre. No bairro Jabotiana não foi identificado impacto provocado pela chuva, assim como não houve impacto nos bairros Santa Maria e 17 de Março.
"O Bugio permanece recebendo o monitoramento das equipes em virtude da influência da maré alta. Salientando que, hoje [quinta-feira, 12], essa maré começa a reduzir. A expectativa é de que atinja 2,3 metros, às 18h27", ressalta o coordenador da Defesa Civil, reforçando que a população vem sendo comunicada através de uma ampla campanha que envolve, inclusive o Serviço de Alerta por SMS- 40199.
As avenidas Acrísio Cruz e Anísio Azevedo, no bairro Treze de Julho, e outros pontos em que houve alagamento, tiveram o trânsito orientado pela SMTT, que viabilizou desvios para evitar riscos durante os horário de pico da maré e da chuva.
Os órgãos municipais atuam de maneira integrada para proporcionar uma rápida resposta à população. Estão envolvidos nesse trabalho a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Secretaria Municipal da Assistência Social, Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, por meio da Defesa Civil, e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Mais notícias
-
15 horas, 11 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
18 horas, 36 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
18 horas, 58 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe