Concerto marca início das atividades 2020 da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição

Por Assessoria do Evento 03/03/2020 13h51
Concerto marca início das atividades 2020 da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição

Na noite da última quinta-feira (27), a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (SFNSC) promoveu um concerto em Itabaiana- SE, para celebrar o início das atividades de 2020 na instituição. Durante a solenidade, o público pode contemplar apresentações do Quinteto de Metais, da Orquestra Preparatória e do Quinteto de Cordas Vivace, e conhecer as salas e o laboratório de Lutheria, onde são confeccionados e consertados os instrumentos de corda da Filarmônica.

Os recitais admiráveis dos grupos da Filarmônica, realizados no Instituto de Música Maestro João de Matos, também oficializaram a parceria com a Energisa Sergipe, que garante recursos para manutenção do projeto musical ao longo do ano, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

O presidente e maestro da instituição, Valtênio Alves de Souza, destaca que a Filarmônica é um símbolo para a cidade e possui uma história de quase 275 anos encantando e emocionando a todos que fazem parte. “Para mim, a Filarmônica representa uma vida dedicada à música. É uma instituição que representa o município de Itabaiana e todos os jovens que adentram o instituto para o aprendizado de uma arte tão bela, que é a música. O início desse apoio da Energisa veio coroar com êxito o ano que nós tínhamos dúvida em relação a manutenção das atividades e de todo esse patrimônio. Por isso, celebramos essa noite com muita alegria”, ressaltou o maestro.

Para o diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais, é uma imensa satisfação para a empresa incentivar o desenvolvimento educacional e cultural de 500 crianças e jovens. “Temos o orgulho de nos unir com esse importante projeto cultural e social desenvolvido há 274 anos, que é instrumento de formação desses jovens. Aproveitamos para parabenizar a direção da instituição e todos os alunos, como também, desejamos que esses ensinamentos valham como fortalecimento dos seus valores familiares e que sejam alicerces na formação de cidadãos de bem para a sociedade sergipana”, enaltece.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, deputado Luciano Bispo, que é itabaianense e incentivador do projeto, prestigiou a solenidade e agradeceu o investimento da empresa na cultura do município. “A Energisa tem, por tradição, beneficiado a sociedade e incentivado a cultura. Agradeço à Energisa por sempre valoriza as coisas boas de Sergipe. É um grande benefício para todo o estado e esperamos que essa parceria continue por longos anos”, afirmou Bispo.

 Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (SFNSC)

Atualmente, a SFNSC possui 500 alunos matriculados em aulas de vários instrumentos, como flauta doce, percussão, violino, violoncelo, contrabaixo, trompete, clarinete, saxofone e tuba. Fundada em 1745, a Filarmônica se destaca na criação de diversos grupos musicais e prioriza a matrícula de alunos na faixa etária de 7 a 14 anos, oferecendo três etapas de aprendizado até chegar aos grupos com maior desenvolvimento musical da instituição: Orquestra Sinfônica de Itabaiana e Banda Sinfônica.

A violoncelista Greice Kelli Brito faz parte da instituição há cerca de 10 anos. Ela iniciou na música aos 14 anos e hoje, além de integrante da Orquestra, também é monitora de música na SFNSC. “Eu considero que nasci para a música e a Filarmônica abriu as portas para mim. Aqui eu faço o que gosto, é como uma segunda casa. Hoje eu já ensino e compartilho com outros alunos o que aprendi aqui. O patrocínio da Energisa nos oferece a oportunidade de continuar esse trabalho maravilhoso, e traz melhorias para as nossas atividades”, explicou a monitora.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: