Prefeitura de Aracaju não concederá reajuste da tarifa do transporte coletivo em 2020
O transporte público municipal de Aracaju não terá reajuste da tarifa em 2020. A informação foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, na noite desta segunda-feira, 2, pelas suas redes sociais. Segundo anunciou o gestor, a decisão foi tomada em reunião com o superintendente de Transporte e Trânsito, Renato Telles, e o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, quando foi analisada a planilha de valores encaminhada pelas empresas de ônibus à administração.
"Após me reunir com os técnicos da SMTT, com o superintendente do órgão e com o secretário da Fazenda, decidi que não vamos conceder reajuste da tarifa do transporte coletivo este ano. Em 2020, a passagem continua R$ 4. A decisão foi tomada e encaminhada para o Conselho Municipal de Transportes, da SMTT. Ou seja, tarifa zero. Zero de aumento na tarifa do transporte, mostrando o nosso compromisso com os aracajuanos que utilizam o sistema de transporte público municipal", assegurou Edvaldo.
Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) lamentou o posicionamento da Prefeitura de Aracaju através das redes sociais, de que não haverá reajuste tarifário para o serviço de transporte público coletivo.
Segundo a nota, a planilha tarifária, que informa os custos do serviço, foi enviada ao órgão gestor conforme diretrizes da Lei Municipal de Aracaju 1.761/91, que regulamenta a tarifa de ônibus. "São considerados na planilha todos os itens que implicam na tarifa - como combustível, mão-de-obra, peças, impostos, etc – e seus respectivos reajustes anuais.Foi também destacada a queda de 31% do número de passageiros pagantes, nos últimos cinco anos, e o acréscimo em 80% do número de gratuidades no mesmo período. Ou seja, para que haja sustentação do sistema de transporte é necessário o equilíbrio entre o número de passageiros pagantes e o custo para prestação do serviço, isso equiparado com uma tarifa que seja acessível à população, mas também garanta a sustentabilidade do setor do transporte", reforçou a nota.
O Setransp finalizou informando que com os custos sofrendo aumentos anuais e a tarifa congelada, o sistema de transporte público coletivo corre o risco de sofrer as consequências de um desequilíbrio financeiro,o que impossibilita investimentos necessários no serviço.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado
Mais notícias
-
13 horas, 13 minutos Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
15 horas, 1 minuto Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
16 horas, 9 minutos Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado