IFS ofertará curso de Instaladores de Sistemas Fotovoltaicos

A busca por fontes alternativas de geração de energia tem sido uma importante preocupação por parte das instituições que prezam pela sustentabilidade dos recursos naturais para as próximas gerações. Embora o Brasil tenha a condição de ocupar lugar de destaque mundial nesse negócio, o país possui um atraso de 15 anos nessa produção, conforme dados divulgados em 2018 pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Diante deste cenário o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF). Trata-se de um projeto que busca induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação.
Para contribuir com a sustentabilidade energética do nosso estado, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) tem realizado iniciativas que unem a sustentabilidade à economia de recursos financeiros. Exemplo disso é o planejamento para a instalação de usinas solares nos campi de Aracaju, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Tobias Barreto.
Além disso, o IFS já está ofertando no Campus Estância o curso técnico de nível médio em Sistemas de Energias Renováveis, com carga horária de 3.200h, com duração de três anos.
No Campus Socorro, o curso FIC de Instaladores de Sistemas Fotovoltaicos tem previsão de ser iniciado no segundo semestre de 2020, com duração de 160 horas, no total de 20 vagas. O público alvo são profissionais que já atuam na área, bem como jovens e adultos com Ensino Fundamental completo que desejem atuar na instalação de sistemas fotovoltaicos.
Para começar a fomentar discussões sobre a geração de energia solar na região, o Campus Socorro apoiou a realização de palestra sobre “eficiência energética”, voltada para os estudantes do campus. O evento foi realizado na última quarta-feira, 12, pela prefeitura de Socorro, em parceria com a Energisa, com o objetivo de utilizar recursos mínimos para geração de energia na região de Nossa Senhora do Socorro.
Para Eline Alves Santos, coordenadora do FIC Instaladores de Sistemas Fotovoltaicos do Campus Socorro, com a expansão do mercado de energia solar no Brasil é necessário que o IFS contribua ativamente para a formação de profissionais qualificados nesta área. “O campus Socorro está buscando parcerias e capacitação para que possamos oferecer um curso de qualidade, capaz de preparar profissionais para atualizar numa área tão promissora quanto à geração de energia solar”, ressaltou a coordenadora.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Estudantes que vão fazer o Enem entram na reta final de preparação

Conheça as diferenças entre os cordões de autismo

Farmácias passam por fiscalização no outubro rosa

No próximo mês começam a valer as novas regras para a antecipação do saque aniversário do FGTS

Direto de Brasília 17/10/25 - Exposição sergipano congresso
Mais acessadas
Estudo mostra a contaminação da água, ar e alimentos por Micro e Nanoplásticos
Samba de Seu Zé celebra dois anos com edição especial beneficente em Aracaju
Mega-Sena sorteia seis dezenas de prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Eliminatórias do Sescanção acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro
Prêmio acumulado de R$ 48 milhões é sorteado pela Mega-Sena
Mais notícias
-
15 horas, 9 minutos Nossa Senhora do Socorro: Mercado e praça do João Alves passarão por reforma e revitalização
-
16 horas, 25 minutos Prefeitura mobiliza vacinação antirrábica para animais em 29 bairros de Aracaju
-
1 dia, 10 horas Confira a programação da 67ª Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora deste fim de semana