Governo reúne municípios para disseminação de informações sobre coronavírus nas escolas

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, se reuniu na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Centro Administrativo da Saúde, com os secretários municipais de Educação, com o objetivo de apresentar o Plano de Contingência para o Novo Coronavírus (COVID- 19) e propor parceria para a disseminação das informações corretas sobre o novo vírus e, assim, deixar professores, alunos e suas famílias cientes sobre formas de contágio, casos suspeitos, tratamento e medidas de prevenção à doença.
“Queremos colocar o assunto dentro da sala de aula porque entendemos que o professor tem grande capacidade de transmissão de conhecimento”, atestou Valberto de Oliveira, informando que a conversa com os secretários foi o primeiro momento da parceria que pode se estender para outras ações educativas como palestras nas escolas e reuniões com os docentes. Valberto destacou que o importante nesta hora em que caiu para três o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil é evitar que a população entre em pânico, daí a importância da difusão das informações corretas a cerca do novo vírus.
O secretário também pretende com a parceria desenvolver na comunidade escolar hábitos saudáveis de prevenção a outros vírus respiratórios como os da gripe Influenza B e o H1N1, que estão na época da sazonalidade, ou seja, em circulação mais acentuada. O secretário salientou durante a sua exposição, que analisando planos de contingência para o coronavírus de outras unidades da federação percebeu que nenhum deles havia inserido a Educação como parceira. “Optamos por fazer diferente porque acreditamos que a escola pode contribuir muito com um possível enfrentamento ao vírus”, completou.
Ao falar para os secretários de Educação, a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mércia Feitosa, apresentou o Plano de Contingência, explicou como foi construído, enumerou os sintomas que tornam um caso suspeito e orientou sobre a etiqueta respiratória, que não serve apenas para o coronavírus, mas para todos as infecções respiratórias.
“A etiqueta respiratória nada mais é do que a maneira como eu devo me portar quando estou gripado ou com tosse, que é: utilizar um lenço de papel que alcance boca e nariz e depois eu possa desprezar; não tapar a boca com a mão quando for tossir, mas utilizar o dorso do braço; e evitar aglomerações”, relacionou a diretora, evidenciando que o plano de contingência foi preparado para alinhar as ações do Estado e orientar os profissionais de saúde das redes pública e privada em situação de casos suspeitos.
O secretário de Educação de Aquidabã, Jackson Crisóstomos, disse que o principal motivo de vir à reunião foi o de buscar informações sobre o COVID-19. “A partir do que for dito e proposto aqui, vamos reunir os professores, vamos tentar uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para que possamos desenvolver um ciclo de palestras e outras atividades educativas sobre os vírus respiratórios e, em particular, o coronavírus. É importante repassar esse conhecimento para os professores e, por conseguinte, para os alunos e suas famílias”, disse.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Dia D de vacinação: unidades de saúde do estado estão abertas para aplicar as doses

Polícia Civil prendeu um homem que mantinha uma plantação de maconha no quintal da residência

Petrobras recebe três propostas por plataformas de Sergipe que vão operar na costa sergipana

Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora, uma das maiores manifestações de fé, em Sergipe

Teatro Atheneu abre as portas para o espetáculo : Vital - o musical dos Paralamas
Mais acessadas
Prefeitura de Aracaju garante transporte gratuito para estudantes durante o Enem
Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo
Chuvas moderadas a intensas são previstas em Sergipe até manhã de quarta-feira (22)
Homem morre em acidente entre motocicleta e trator na SE-290, em Cristinápolis
Abertas as inscrições para a II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
35 minutos Chuvas moderadas a intensas são previstas em Sergipe até manhã de quarta-feira (22)
-
44 minutos Prefeitura de Aracaju garante transporte gratuito para estudantes durante o Enem
-
21 horas, 33 minutos Sistema Atalaia de Comunicação promove ações do Outubro Rosa com foco em prevenção e autocuidado