Confira o que abre e fecha durante o período carnavalesco

17/02/2020 11h45
Confira o que abre e fecha durante o período carnavalesco

O Carnaval 2020 acontece oficialmente na próxima terça- feira (25), mas os festejos têm início a partir desta sexta- feira (21), e por isso vale ficar atento ao que abre e fecha durante o período.

Supermercados

A Associação Sergipana de Supermercados (Ases) informa a todos os supermercados de Sergipe que a data em que se comemora o Carnaval, 25 de fevereiro, não é feriado em Sergipe e por isso o comércio varejista de gêneros alimentícios pode optar pelo funcionamento.
A definição das datas que são feriados é estabelecida pela Lei Federal 10.607/2002 que não inclui o carnaval como feriado. Nos estados e municípios em que a data não é feriado, como em Sergipe, o trabalho nesses dias é permitido, podendo o empregador optar por manter normalmente a atividade ou dispensar seus empregados do trabalho, sem prejuízo da remuneração.

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas da segunda-feira, 24, até à quarta-feira, 26. Mas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) 24 horas funcionarão normalmente durante os três dias.

Educação
 A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), e as unidades de ensino municipais não abrirão desde o sábado, 22, até a Quarta-feira de Cinzas, dia 26.

Funcaju
Todas as unidades pertencentes à Funcaju também estarão fechadas do dia 22 a 26 de fevereiro.

Feiras
Apenas a feira livre que ocorre ao lado do Estádio Lourival Baptista, o Batistão, às terças-feiras, não acontecerá. As demais feiras livres continuarão ocorrendo normalmente em seus respectivos horários e locais.
 
Parque da Sementeira

O Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) funcionará normalmente durante todos os dias dos feriados, das 5h às 21h45.
 
Mercados
Maria Virgínia Leite Franco

Após reunião entre a Emsurb e a comissão de permissionários do mercado central Maria Virgínia Leite Franco foi definido o fechamento na segunda, 24, e terça-feira, 25, assim como ocorrido nos últimos três anos. O espaço reabrirá ao público, às 6h, na quarta-feira de cinzas, 26.

Thales Ferraz e Antônio Franco
Os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco funcionam na segunda-feira das 6h ao meio-dia. Já na terça, 25, estarão fechados, retornando as atividades na quarta, a partir das 6h.

Setoriais (bairros)
Os mercados setoriais fecham na segunda e terça-feira, retomando o funcionamento na quarta-feira, 26, em seus respectivos horários.

Operacional
Os serviços de limpeza e coleta domiciliar não sofrerão alterações durante o período. Já o programa Cata Treco voltará a funcionar na segunda-feira, 2 de março.

Chica Chaves
O Centro de Artesanato Chica Chaves segue fechado para reforma. 

Serviços Estaduais

Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, os serviços estaduais não funcionam, voltando ao expediente regular na quinta- feira (26). Os serviços essenciais, como a Polícia Militar e Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), funcionam em esquema de prontidão. O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), retorna o funcionamento na quarta- feira (26) às 13h.

Agências Bancárias

Funcionam até sexta- feira (21) em horário regular, e retornam o funcionamento na quarta- feira (26), a partir do 12h.

Correios

Na sexta-feira (21), todas as unidades de atendimento dos Correios funcionarão normalmente, bem como a rotina de entrega de cartas e encomendas em todo o país. No sábado (22), em Sergipe, apenas a Agência Santo Antônio, localizada na capital, estará aberta, das 8h ao 12h. Os trabalhos no Centro de Entrega de Encomendas (CEE Aracaju) ocorrerão sem alterações no sábado.
No domingo, na segunda e na terça-feira de Carnaval (23, 24 e 25) não haverá atendimento nas agências nem distribuição de objetos postais. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também não funcionará nessas datas.
A distribuição domiciliária de cartas e encomendas será retomada na quarta-feira (26), pela manhã. Já as 86 agências dos Correios em Sergipe, assim como as unidades de atendimento localizadas nos demais estados, serão reabertas ao 12h. Também na quarta-feira, a CAC atenderá normalmente, das 8h às 20h.
Os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações no site dos Correios: http://www.correios.com.br/ .

Detran

As unidades de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) estarão fechadas, retornando ao atendimento normal na quinta-feira (27). Entretanto, os usuários que necessitarem realizar consultas, agendamentos ou outros serviços não presenciais de veículo ou habilitação, podem utilizar os canais de comunicação do Detran/SE: https://www.detran.se.gov.br/ e aplicativo para smartphones: ‘Detran-SE Digital’.

Shopping Prêmio

Durante o período do Carnaval, o Shopping Prêmio, localizado em Nossa Senhora do Socorro, funcionará em horários diferenciados. No sábado (22), abre das 10h às 22h; no domingo (23), as lojas funcionam das 14h às 20h e a praça de alimentação das 12h às 22h. Já na segunda- feira (24) lojas e praça de alimentação estarão fechadas, o cinema funcionará das 13h30 às 22h40, enquanto o supermercado GBarbosa, funciona das 7h30 às 20h. Na terça- feira de carnaval (25) lojas e praça de alimentação estarão fechadas, o cinema funcionará das 13h30 às 22h40 e o supermercado GBarbosa das 7h30 às 18h30. Na quarta- feira de cinzas (26) o shopping funcionará a partir do meio dia, o cinema volta ao horário regular e o supermercado Gbarbosa das 7h30 às 22h.

 

Shopping Jardins

No sábado, 22 de fevereiro, o centro de compras localizado no bairro Jardins funciona das 10h às 22h e o hipermercado GBarbosa, das 7h às 22h. Âncoras e mega lojas abrem às 9 horas e o Cinemark, a partir das 12 horas.

No domingo e na segunda-feira, 23 e 24 de fevereiro, o Shopping Jardins funciona das 12h às 22h e o hipermercado GBarbosa, das 7h às 22h (na segunda-feira, 24, fecha às 21h). As praças de alimentação e operações de lazer (GameBox, Puppy Play, Pingo Feliz, Kid+Ride e MiniCars) abrem das 12h às 22h. Os restaurantes Tio Armênio, Senzai, Austrália e Azougue atendem a partir das 12 horas.
Âncoras e megalojas (Renner, C&A, Riachuelo, Centauro, Camicado, Americanas, Le Biscuit, Casas Bahia, Magazine Luiza) funcionam das 13h às 21h; demais lojas e quiosques, das 14h às 20h.
A ‘Feira de Livros Escariz’ na Praça de Eventos Girassol e a piscina de bolinhas ‘Selva Mágica’ na Praça de Eventos Orquídea operam das 12h às 20h. O Cinemark atende o público a partir das 12 horas.
E todas as famílias estão convidadas a curtir o ‘Bloquinho do Jardins Folia 2020’ nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. A partir das 16 horas, a ‘Patrulha da Alegria’ desfila alegria em animadas fanfarras pelo mall. A concentração acontece em frente ao Magazine Luiza e o acesso é gratuito. Basta chegar e curtir!
Na terça-feira, 25 de fevereiro, as praças de alimentação e operações de lazer (GameBox, Puppy Play, Pingo Feliz, Kid+Ride e MiniCars) funcionam das 12h às 22h. Os restaurantes Tio Armênio, Senzai, Austrália e Azougue atendem a partir das 12 horas e o hipermercado GBarbosa abre das 7h às 18h. A ‘Feira de Livros Escariz’ e a piscina de bolinhas ‘Selva Mágica’ funcionam das 12h às 20h e o Cinemark, a partir das 12 horas. Demais lojas e quiosques vão estar fechados.
Na quarta-feira, 26 de fevereiro, todas as lojas do Shopping Jardins abrem ao meio-dia, com a já tradicional Quarta Elétrica. Serão 10 horas de liquidação para você adquirir itens de diversos segmentos com descontos e benefícios exclusivos.

RioMar Shopping

Durante o fim de semana que antecede o Carnaval, dias 22 e 23, o RioMar Aracaju funciona em seu horário normal, ou seja: no sábado, âncoras e mega lojas abrem das 9h às 22h e demais lojas, das 10h às 22h. No domingo, as praças de alimentação, restaurantes e lazer funcionam das 12h às 22h, âncoras e mega lojas, das 13h às 21h, já as demais lojas e quiosques abrem às 14h e fecham às 20h. 

Na segunda-feira (24), o shopping funciona em horário especial. As praças de alimentação Rio e Mar e as operações de lazer abrem das 12h às 22h. Os restaurantes Ferreiro Grill, Camarada Camarão, Madero, GBarbosa e Cinemark operam de acordo com os horários estabelecidos pelas respectivas redes. As âncoras e mega lojas abrem das 13h às 21h. As demais lojas e quiosques funcionam das 14h às 20h.
Na terça-feira (25), as praças de alimentação Rio e Mar, o parque indoor Game Station, Parque de Bolinhas dos Unicórnios, World Park Inflável, Mini Cars, Balabobaco Play, Infinity Experience e Exit Escape Game operam das 12h às 22h. Os restaurantes Ferreiro Grill, Camarada Camarão, Madero e Cinemark funcionam conforme os horários de suas redes. As demais lojas vão estar fechadas.
Na Quarta-feira de Cinzas (26), todas as lojas do RioMar Aracaju funcionam das 12h às 22h, com a promoção ‘Quarta Elétrica’, ofertando 10 horas de descontos imperdíveis em todos os segmentos do shopping.

Home Center Ferreira Costa

Em virtude da folia de momo, o Home Center Ferreira Costa, localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, no bairro Inácio Barbosa, funcionará em horário especial nos dias 22 e 26 de fevereiro. Neste sábado, 22, o Home Center abrirá das 8h às 17h. Já nos dias 23, 24 e 25 a loja estará fechada, retornando as atividades na quarta-feira, 26, onde abrirá das 8h às 21h.

Centro Comercial

O comércio de Aracaju poderá abrir normalmente durante o período de carnaval. Este é o esclarecimento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) aos seus associados e lojistas. A CDL informa que, comumente, por cultura e tradição, geralmente os lojistas fecham suas portas no sábado e reabrem na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h. Mas segundo o presidente da CDL/Aracaju, Brenno Barreto, fica facultado a cada lojista abrir ou não o seu estabelecimento durante este período, pois o acordo coletivo de trabalho não foi fechado.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: