Novos resíduos de óleo encontrados em litoral sergipano não apresentam riscos

Por Estagiária Yara Lima supervisionada pela jornalista Mayusane Matsunae 14/02/2020 17h27
Novos resíduos de óleo encontrados em litoral sergipano não apresentam riscos
Felipe Goettenauer

O resultado das amostras de água coletadas nos estuários dos rios e praias em novembro de 2019 apresentado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto tecnológico e de pesquisas (ITPS) divulgado na última quinta-feira (13) é de que o óleo não apresenta um risco a população, mas mesmo assim o monitoramento nas praias irá continuar.

Nos últimos dias, banhistas voltaram a encontrar pequenos fragmentos de óleo no litoral sergipano. Situação que preocupa a população que ainda busca informações sobre a origem e causas que estas manchas podem provocar. 

Em entrevista ao programa Balanço Geral Sergipe, na quinta, o analista ambiental da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), Antonelle Moraes, explicou que as manchas que surgiram recentemente no litoral sergipano não são resultados de um novo vazamento, na verdade, são resquícios do vazamento anterior que provavelmente foram enterrados no mar e estão sendo desenterrados agora por conta da maré alta.

Antonelle diz ainda que é provável que novas pequenas manchas continuem aparecendo neste período de fevereiro a março, quando as marés estão mais altas. Ele tranquiliza a população ao afirmar que o monitoramento vem sendo feito diariamente pela Adema e conforme forem surgindo novas informações a impressa será informada.

Ainda no mesmo espaço o vice-reitor da UFS, Valter Santana, relatou que os quantitativos de produtos químicos encontrados na água analisada estão dentro da faixa de normalidade dos critérios nacionais e internacionais.

Entretanto, é importante que esse trabalho continue, a promotora de justiça Cláudia Calmon afirmou que a universidade apresentará ao Ministério Público um projeto já com um orçamento e o período necessário de monitoramento dos estuários para que seja feito o financiamento.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: