'Dia D' contra o sarampo acontece neste sábado, 15

O Dia D da Campanha contra o sarampo, que acontece neste sábado (15), vai ser realizado nos 75 municípios sergipanos, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. De acordo com o órgão estadual da área, essa ação teve início na última segunda-feira (10) e é realizada desde o ano passado. Este ano, a meta é aplicar 48 mil doses e atualizar o cartão de vacinação da faixa etária, compreendida entre 5 até 19 anos.
Em Sergipe, segundo informou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2019, foram registrados 60 casos de sarampo. Já em 2020, até o momento, nenhum caso foi registrado.
De acordo com Mércia Feitosa, diretora de Vigilância em Saúde, para manter esse resultado de nenhuma ocorrência em Sergipe, o órgão precisa seguir uma estratégia e logística da campanha. “Considerando que a vacinação é realizada pelos municípios, cabe ao Estado distribuir os imunológicos, orientar o desenvolvimento de estratégias para alcançar o público alvo e monitorar a alimentação do sistema de informação e andamento por município e região de saúde”, disse a gestora.
Sarampo
Conforme o site do Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e que pode ser fatal. “Sua transmissão ocorre através da pessoa infectada pela tosse, fala, espirro ou respiração próxima de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso”, destacou o portal.
A ocorrência de outros sintomas e a forma de prevenção é ressaltada pelo Ministério da Saúde. “Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é através da vacinação, Dupla viral (protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto); Tríplice viral (protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola); Tetra viral (protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora)”, continuou o órgão.
Calendário de Vacinação
Ainda no portal do Ministério, é válido reforçar o calendário de vacinação seguindo as orientações:
Dose zero – devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra);
Primeira dose – crianças que completarem 12 meses;
Segunda dose – aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Além disso, o órgão federal reforçou que, caso o adulto com até 29 anos tenha tomado uma dose, deve completar o esquema com a segunda aplicação da vacina. Já para os que não possuem nenhuma imunização, ou perdeu o cartão, e também estão na faixa etária entre 30 e 49 anos, devem tomar apenas uma dose.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Polícia divulga motorista do SAMU tirou fotos de médica Daniele Barreto morta

Foragido de tentativa de homicídio em Nossa Senhora da Glória é localizado em São Paulo

Homens que aplicavam golpes em Sergipe são presos em Cuiabá

Polícia Militar apreende mais de 200 kg de maconha em Nossa Senhora do Socorro após denúncia anônima

Polícia identifica investigado por homicídio após discussão familiar em Ribeirópolis
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
1 hora, 3 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
3 horas, 16 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
4 horas, 6 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro