Prefeitura leva campanha contra o sarampo a todas as UBS de Aracaju
Iniciou nesta segunda-feira (10), a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, com foco nas pessoas com idade entre 5 e 19 anos. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue o calendário e as orientações do Ministério da Saúde.
A vacina Tríplice Viral (que também previne a caxumba e rubéola) é ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, e o objetivo da campanha, que segue até o dia 13 de março, é atingir as pessoas que ainda não receberam a dose, além de favorecer a interrupção da transmissão do vírus do sarampo no país. O dia ‘D’ está previsto para o próximo sábado, dia 15.
Apesar da intensificação da campanha contra o sarampo focar num público com faixa etária específica, a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões, reforça que o Ministério da Saúde também orienta vacinar as crianças de seis meses a menor de um ano.
“Isso porque o vírus do sarampo ainda está circulando no Brasil e essa medida é temporária, em virtude dos surtos que estão acontecendo em outras localidades. Sabemos que as crianças são as mais vulneráveis à hospitalização e até mesmo óbito com relação ao sarampo, mas quando ocorrer a interrupção da transmissão do vírus, provavelmente essa recomendação vai cessar”, destaca.
Em 2019, Aracaju teve seis casos notificados, quatro casos descartados e dois confirmados. Destes, um dos pacientes não era residente no Estado.
“Essa primeira etapa será focada nas pessoas de 5 a 19 anos, mas a vacina Tríplice Viral é ofertada na rotina das UBS para as pessoas com idade entre 1 a 49 anos. Se o indivíduo está nessa faixa etária e não tomou ainda, pode se dirigir até uma UBS para receber, tranquilamente”, garante Ilziney.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Prefeitura resolve problema de moradores que tiveram casas atingidas por árvores
Homem é preso em Aracaju acusado de matar outro após briga por doação de alimentos
Idoso denuncia abuso de autoridade por parte de policiais do Choque
Secretaria de Segurança Pública realiza seminário sobre violência doméstica contra a mulher