Prefeitura leva campanha contra o sarampo a todas as UBS de Aracaju

Por Agência Aracaju de Notícias 10/02/2020 16h41
Prefeitura leva campanha contra o sarampo a todas as UBS de Aracaju

Iniciou nesta segunda-feira (10), a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, com foco nas pessoas com idade entre 5 e 19 anos. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue o calendário e as orientações do Ministério da Saúde.

 A vacina Tríplice Viral (que também previne a caxumba e rubéola) é ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, e o objetivo da campanha, que segue até o dia 13 de março, é atingir as pessoas que ainda não receberam a dose, além de favorecer a interrupção da transmissão do vírus do sarampo no país. O dia ‘D’ está previsto para o próximo sábado, dia 15.

 Apesar da intensificação da campanha contra o sarampo focar num público com faixa etária específica, a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões, reforça que o Ministério da Saúde também orienta vacinar as crianças de seis meses a menor de um ano.

 “Isso porque o vírus do sarampo ainda está circulando no Brasil e essa medida é temporária, em virtude dos surtos que estão acontecendo em outras localidades. Sabemos que as crianças são as mais vulneráveis à hospitalização e até mesmo óbito com relação ao sarampo, mas quando ocorrer a interrupção da transmissão do vírus, provavelmente essa recomendação vai cessar”, destaca.

 Em 2019, Aracaju teve seis casos notificados, quatro casos descartados e dois confirmados. Destes, um dos pacientes não era residente no Estado.

 “Essa primeira etapa será focada nas pessoas de 5 a 19 anos, mas a vacina Tríplice Viral é ofertada na rotina das UBS para as pessoas com idade entre 1 a 49 anos. Se o indivíduo está nessa faixa etária e não tomou ainda, pode se dirigir até uma UBS para receber, tranquilamente”, garante Ilziney.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: