Serviços de veículos estarão suspensos no Detran/SE de 12 a 16 de fevereiro

Por Detran/SE 08/02/2020 08h50
Serviços de veículos estarão suspensos no Detran/SE de 12 a 16 de fevereiro

Os serviços públicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), com exceção do licenciamento anual, estarão suspensos entres os dias 12 e 16 de fevereiro em todas as unidades e no site. De acordo com o Detran/SE, a medida é necessária para adequação dos setores para emissão da Placa de Identificação Veicular (PIV) padrão Mercosul.

Motoristas que já estão com agendamentos para serviços de veículos para os dias 12, 13 e 14 deste mês devem reagendar pela internet. Já os serviços de veículos, vistoria e comunicação de venda com vencimento entre 10 e 16 de fevereiro terão prazo prorrogado para o dia 6 de março. 

Quem já iniciou processos de veículos que resultem em nova PIV deve finalizar seus serviços até a terça-feira, dia 11, para que possa emitir a placa ainda no padrão atual (cinza). Caso o serviço não seja confirmado até a sexta-feira, dia 14, o cliente arcará com novos custos para emissão de PIV no padrão Mercosul.

Padrão Mercosul

A Placa de Identificação Veicular no padrão Mercosul foi anunciada no ano de 2014. A adoção do sistema deveria ter entrado em vigor em 2016, no mês de janeiro, Porém, devido a disputas judiciais e indefinições, a medida foi adiada por diversas vezes até 2020.

A PIV no Padrão Mercosul possuí quatro letras e três números e sua cor de fundo é branca. Para os veículos de passeio, a fonte ficou na cor preta, para veículos comerciais, a fonte será vermelha, carros oficiais devem ser identificados com a fonte azul, a fonte verde será para veículos em teste, dourada para automóveis diplomáticos e prateado para veículos de colecionadores.

Além desses detalhes, as placas deve possuir um QR Code com números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. 

Essa placa é obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento ou no caso de mudança de município ou unidade federativa ou roubo, furto, dano ou extravio, e ainda em casos de instalação da segunda placa traseira.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: