MNSL atende dois casos de violência sexual no final de semana

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), assegurou 127 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), durante os dias 24, 25 e 26, destas pacientes, 48 foram internadas, resultando em 41 partos e 79 foram atendidas com altas avaliadas ou liberadas para o pré-natal e três foram transferências para outras unidades.
A gerente de Admissão, Adhara Shuamme, explicou que, durante o período citado, a unidade manteve a média de atendimentos de baixa complexidade. “Porém, conseguimos três transferências para Maternidade Santa Isabel, garantindo melhor assistência para a unidade, dentro do nosso perfil. Durante final de semana houve dois casos de violência sexual a menores de idade”, contabilizou a gerente.
Ela disse que a unidade é reconhecida por ser uma unidade porta aberta, atende a vítimas de violência sexual de ambos os sexos. Nestes casos, de acordo com ela, o primeiro atendimento, de urgência, nos casos agudos, tem de ser realizado nas primeiras 72h. “É feita a profilaxia e o coquetel retroviral para prevenção de gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis. Depois das 72h fazemos o acompanhamento dos exames, e apoio psicológico (de seis meses a um ano), atendimento médico, de enfermagem e assistente social, e acionamos os órgãos protetores”, alertou Adhara.
Já no centro cirúrgico da maternidade, foram contabilizados no período, 53 procedimentos, entre eles, 41 partos, sete curetagens e cinco cirurgias obstétricas. Não houve cirurgia de recém-nascidos (RN), no período citado, informou a gerente do Centro Cirúrgico, Amanda Nabuco Oliveira.
A MNSL é referência para as vítimas de violência sexual, tanto na capital quanto no resto do Estado, conta com uma equipe multiprofissional e qualificada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais membros de apoio assistencial, que trabalham porta aberta, durante 24h, de domingo a domingo. A unidade fica localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.700. O telefone de contato para o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da MNSL é (79) 3225-8679.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
4 horas, 37 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
8 horas, 1 minuto Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
8 horas, 23 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe