Des.ª Iolanda Guimarães toma posse como membro do TRE-SE

Por TRE/SE 23/01/2020 17h29
Des.ª Iolanda Guimarães toma posse como membro do TRE-SE
Ascom/TRE-SE

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (23), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Des. José dos Anjos, empossou a Des. Iolanda Santos Guimarães como membro do TRE-SE na classe de desembargadora. Ela também assume como Corregedora Regional Eleitoral, em substituição ao então corregedor Des. Diógenes Barreto, e como Vice-Presidente do TRE-SE. Familiares, amigos e servidores prestigiaram a posse da magistrada.

O Des. José dos Anjos iniciou a solenidade desejando a desembargadora uma passagem extraordinária como desembargadora membro deste Tribunal. “Desejo que Vossa Excelência continue sendo essa pessoa de grande produtividade e empenho na tomada de decisões. Tenho convicção de que o trabalho do Des. Diógenes terá plena continuidade na pessoa de Vossa Excelência, que fará ainda mais”.

O juiz Edivaldo dos Santos, representando a corte eleitoral deu as boas vindas a nova integrante. “É uma mulher honrada, de competência indiscutível, zelosa no trabalho e muito experiente. Desejo que Vossa Excelência exerça sua função em sua plenitude durante esse biênio”, ressaltou.

Os demais membros da Corte Eleitoral, dra. Sandra Regina, dr. Marcos Antônio, dr. Hélio de Figueiredo, dr. Raymundo Almeida e o atual procurador regional eleitoral, Heitor Alves Soares, deram as boas-vindas a nova Vice-Presidente e Corregedora do TRE-SE.

A desembargadora recém-empossada, Iolanda Santos, disse: “Agradeço desde já as palavras ditas pelos membros da corte. É com muita satisfação que assumo esta cadeira, e, desde logo, também agradeço aos meus pares desembargadores e desembargadoras, que por unanimidade me escolheram para integrar o TRE-SE. Já atuei como juíza membro por dois biênios nesta casa e tive a oportunidade de aprender muito, sempre tive um enorme apreço por esta casa. Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais e familiares. Muito obrigado!”

Além de familiares e amigos, também estiveram presentes a Des. Elvira Maria, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Des. Osório de Araújo, os ex-governadores de Sergipe, Gilton Garcia e Albano Franco, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe,Eduardo d’Avila, e os promotores de Justiça Moacir Mota, Djaniro Jonas e Rodomarques Nascimento.

Biografia

Natural de Aracaju (SE), Iolanda Santos Guimarães bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em 1985, e tomou posse como juíza do TJSE no dia 26 de dezembro de 1989. Passou pelas Comarcas de Cedro de São João, Estância, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Lagarto e Itabaiana, até chegar a Aracaju, onde atuou na 6ª e 5ª Varas Criminais por quase dez anos. Foi membro suplente da Turma Recursal dos Juizados Especiais e, até junho de 2014, titular da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju.

De setembro de 2012 a junho de 2014, atuou como juíza convocada para substituir a Desembargadora Marilza Maynard, que foi convocada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Iolanda Santos Guimarães tomou posse como Desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe no dia 9 de junho de 2014. A magistrada foi escolhida por critério de merecimento e ocupou a vaga deixada pela Desembargadora Geni Silveira Schuster, que se aposentou em janeiro de 2014.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: