Comissão discute Comemorações do Bicentenário de Sergipe

Nesta quarta-feira (22), parte da Comissão Organizadora das Comemorações do Bicentenário de Sergipe se reuniu na Assembleia Legislativa para detalhar os trabalhos que serão realizados nos próximos meses. A proposta é referente as comemorações dos 200 anos da Emancipação Política do Estado.
As comemorações previstas para festejar as comemorações do bicentenário compreendem Sessões Plenárias Itinerantes, além de exemplo de evento técnico-científico, exposições, homenagens, publicações, mostras e outras formas de festejar o marco histórico, e que devem ocorrer por todo o ano de 2020.
Conheça um pouco da história
Em 8 de Julho de 1820, o imperador D. João VI, sentindo-se grato com a participação da elite sergipana no processo de expansão da revolução pernambucana de 1817, decretava Sergipe independente da Bahia e nomeava Carlos César Burlamaqui para ser seu primeiro governante.
A Bahia não aceitou assim tão fácil a decisão de D. João e criou obstáculos, prendendo Carlos Burlamaqui. D. Pedro I, que assumiu depois da abdicação de seu pai e proclamou a independência do Brasil, confirmou, por Carta Imperial, em 5 de dezembro de 1822 a Carta Régia de D. João VI, reafirmando a autonomia de Sergipe.
A Carta Régia que desanexou da Capitania da Bahia o território de Sergipe, emancipando-o politicamente, completa 195 anos, e é, ainda, uma referência, um marco, para a compreensão da história. Por mais que os episódios gerados pela decisão de Dom João VI ainda careçam de melhor interpretação, o 8 de julho de 1820 tem sido convertido no símbolo da liberdade, da independência, da autonomia econômica, da construção da sergipanidade.
A emancipação política de Sergipe fez nascer e crescer vilas e cidades, ocupando estrategicamente o território, como suporte das atividades econômicas. A crescente produção açucareira nas terras pretas e gordas do massapê fez de Laranjeiras e de Maruim dois centros urbanos destacados na Província, para onde convergiam as atenções. Estância ao sul, Vila Nova, hoje Neópolis, e Propriá, ao norte, Itabaiana e Lagarto, ao oeste, juntamente com a capital, São Cristóvão, davam a Sergipe os ares do progresso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Homem com mandado de prisão em aberto é preso no bairro 18 do Forte

Confira giro final de informações 15/10/25

Polícia científica potencializa perícias para a identificação de autores de violência contra idosos

Homem é preso após ser flagrado furtando fios de telefonia no bairro Getúlio Vargas em Aracaju

Moradores reclamam de rede de esgoto entupida no Parque dos Faróis em Nossa Senhora do Socorro
Mais acessadas
Prefeitura de Aracaju regulamenta cadastramento obrigatório de empresas que transportam resíduos
Outubro Mágico na Estácio Sergipe: Mês das Crianças com Programação Especial e Gratuita
Colisão frontal mata motociclista no município de Boquim
Ancelotti cobra resiliência mental após derrota do Brasil para o Japão
Mega-Sena sorteia seis dezenas de prêmio acumulado em R$ 33 milhões
Mais notícias
-
5 horas, 33 minutos Governo de Sergipe divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais
-
6 horas, 57 minutos Prefeitura de Aracaju regulamenta cadastramento obrigatório de empresas que transportam resíduos
-
7 horas, 57 minutos Corrida "Outubro Rosa" altera trânsito na Orla de Atalaia neste sábado (18)