Prefeitura distribui 2 mil doses da vacina pentavalente nas UBS da capital

Por Ascom/SMS 14/01/2020 18h33
Prefeitura distribui 2 mil doses da vacina pentavalente nas UBS da capital
Ascom/SMS

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu 2 mil doses da vacina pentavalente. A distribuição já está ocorrendo e até a próxima sexta-feira (17) todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abastecidas. A vacina, que é fornecida exclusivamente pelo Ministério da Saúde, estava em falta desde o mês de outubro em todo o país. 

A vacina pentavalente imuniza contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae, como a meningite. Ela é obrigatória para crianças de dois, quatro e seis meses e disponibilizada em três doses. 

Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Ilziney Simões, apesar desse abastecimento o quantitativo pode não suprir a demanda atual. “Pode ser que o número de doses recebido de pentavalente não seja suficiente para atender à população, pois temos a demanda mensal para essa vacina somado à demanda reprimida de meses anteriores”, explicou. 

Em contrapartida, o Ministério da Saúde (MS) enviou um esquema vacinal alternativo. “Já prevendo essa situação, o próprio MS enviou um ofício informando que poderemos substituir a pentavalente por outras duas vacinas, DTP e Hepatite B, para continuar garantindo a proteção contra os agentes patogênicos”, afirmou. 

A orientação para os pais é de que durante essa semana acompanhem a programação do abastecimento das vacinas pelo telefone da Ouvidoria 156. “Pedimos que liguem para a Ouvidoria e verificarem se a Unidade Básica de Saúde do seu território já está abastecida. Com isso, buscamos facilitar o acesso dos usuários à vacina pentavalente sem maiores transtornos”, enfatizou.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: