Casa de Ciência da Prefeitura integra programação de evento de observação da lua cheia

Por Agência Aracaju de Notícias 09/01/2020 17h17
Casa de Ciência da Prefeitura integra programação de evento de observação da lua cheia
Walter Martins/Semed

A Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei, mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação (Semed), participará na próxima sexta-feira (10) da segunda edição do RioMar Astral, evento que objetiva celebrar a primeira lua cheia do ano.

Em parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), a CCTECA disponibilizará para os participantes quatro telescópios, a partir dos quais será possível, das 18h às 20h30, observar o satélite natural em sua fase cheia.

“Este é o segundo ano que participamos do evento, levando os telescópios e auxiliando os participantes na observação. Dessa forma, cumprimos com o compromisso de difundir a astronomia no estado. A CCTECA, há dez anos, desenvolve este trabalho, incluindo parcerias como esta, para tornar a astronomia mais acessível a todos”, explica o coordenador da CCTECA, Augusto César Almeida.

Além da observação, a programação inclui, ainda, aulão de Yoga, meditação da Lua Cheia e previsões para 2020 – o ano do Sol. O RioMar Astral acontece no último andar do estacionamento coberto (E5), das 18 às 21h. Durante a aula de Yôga e a Meditação, é recomendado o uso de roupas leves, tapete de yoga, manta, toalha ou canga, para conforto do praticante.

Os interessados em participar do evento não precisam ter experiência, pois as práticas serão guiadas por monitores. A entrada para o evento será 1 kg de alimento não perecível, que será revertido ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer (Gacc).

Programação

18h às 20h30 – Observação da Lua cheia com os telescópios da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) e a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE)

18h30 às 19h – “Previsões 2020 – o Ano do Sol” com a astróloga Roberta Brisola

19h às 20h – Aulão de Yoga com a Dra. Katita Jardim

20h às 21h – Meditação da Lua Cheia com a “Arte de Viver” – organização internacional espalhada pelo mundo, que realiza a meditação no mesmo horário em todas as partes do mundo

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: