Sintese: Educação de Sergipe recebe nota 1,3 na prova final

Por Com informações do Sintese 27/12/2019 16h21
Sintese: Educação de Sergipe recebe nota 1,3 na prova final

Os professores da rede estadual de ensino deram nota 1,3 para a Educação de Sergipe. A divulgação da avaliação foi feita no Centro de Aracaju, nesta sexta-feira (27), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese).

Na oportunidade, o Sintese divulgou notas dadas para 74 gestores de municípios sergipanos. A avaliação tem como critérios o cumprimento do piso salarial, transparência.

No que diz respeito aos 74 municípios (os professores da rede municipal de Aracaju são filiados ao Sindipema), ao ano de 2019 também foi muito difícil para os professores e professoras das escolas municipais. Atraso e por vezes parcelamento no pagamento dos salários, falta de condições de trabalho, desrespeito à Lei do Piso, ao Plano de Carreira e ao Estatuto do Magistério. Com isso apenas 19 municípios obtiveram nota maior que 5,0, ou seja, 55 municípios não foram aprovados em 2019 e entre eles 09 gestões foram avaliadas com notas menores que 01.

A maior nota foi atribuída ao município de Nossa Senhora do Socorro com 6,88 e a menor nota com o município de Cristinápolis com 0,10.

Os dez municípios com as piores notas foram:

Cristinápolis 0,10

Riachão do Dantas 0,32

Pedrinhas 0,59

Carira 0,65

Aquidabã 0,80

São Domingos 0,90

Malhada dos Bois 0,95

Amparo do São Francisco 0,96

Santa Luzia do Itanhy 1,03

Os dez municípios com as maiores notas foram:

Nossa Senhora do Socorro 6,88

Siriri 6,50

Divina Pastora 6,30

Estância 6,00

Riachuelo 5,93

Carmópolis 5,84

Boquim 5,81

Areia Branca 5,71

Rosário do Catete 5,63

General Maynard e Japaratuba 5,53

Em que os gestores foram avaliados:

Apesar de todos os anos o Sintese explicar os critérios utilizados para a Prova Final, há sempre a dúvida, principalmente das gestões reprovadas, sobre o porquê de notas tão baixas. Em 2018, o sindicato mudou os parâmetros de avaliação e em 2019, eles foram melhorados.

Como defendemos que uma avaliação deve considerar todos os aspectos da Educação, a Prova Final da Educação do SINTESE irá avaliar os seguintes parâmetros:

Política Educacional – Envolvendo questões sobre: Direito à Educação, Gestão Democrática, Planos Estadual e Municipais de Educação, Parceria Público-Privada na Educação; Regulamentação do horário de estudos e planejamento, Relação entre o número de professores e alunos nas salas de aula, Chamada Pública e Busca Ativa, Alimentação e Transporte Escolar, Assessoramento Pedagógico.

Piso Salarial Nacional Profissional do Magistério – Que envolve: pagamento do valor do piso de 2019 no vencimento inicial, situação dos retroativos do piso salarial.

Carreira do Magistério – No sentido de avaliar se: há garantia dos direitos dos planos de carreiras e dos estatutos.

Pontualidade no pagamento dos salários – Avaliamos se os salários foram pagos dentro do mês trabalhado e no caso de atrasos qual a incidência e se houve parcelamento.

Transparência e Controle Social – Envolvendo publicação dos relatórios fiscais nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, publicação das leis orçamentárias, cumprimento das resoluções do Tribunal de Contas, publicação das folhas de pagamento de acordo com a resolução do TCE/SE.

Previdência e garantir dos direitos dos profissionais do magistério aposentados – Avaliando se os municípios e o Estado que possuem regime próprio de previdência estão realizando o pagamento dos proventos dentro do mês e realizando capitalização do fundo previdenciário.

 Confira a matéria completa no programa Balanço Geral Sergipe desta sexta:

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: