Deputados aprovam projeto de crédito para governo

Os deputados aprovaram por unanimidade nas comissões e no plenário, nesta segunda-feira (23), o projeto de lei nº 303 /2019, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o governo estadual a contratar operação de crédito, com garantia da União, com o Banco Brasil Plural. O valor estipulado no PL é de até 750 milhões de reais, com vistas ao alongamento da dívida pública estadual.
O vice-líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), explicou que não se trata de empréstimo. “O projeto consiste em autorizar o Governo do Estado, que já tem a autorização do Tesouro Nacional para fazer uma rolagem e modificação da dívida do estado. Ou seja, mais elasticidade para o período de pagamento e juros mais baixos”, informa.
Gualberto acrescentou que o resultado prático da proposta é que o estado gastará menos com serviço da dívida. “Portanto terá um pouco mais de recursos para usar na infraestrutura, nos compromissos permanentes e fixos do estado, então não se trata de um empréstimo tradicional aonde o governo vai buscar recursos para utilizar, mas rolar a dívida, baixar juros e mudar o perfil da dívida já contraída em épocas anteriores”, reitera.
Justificativa
O texto do PL destaca que o déficit da previdência e a grave crise econômica de 2015/2016, provocando o fechamento de empresas e aumento do número de desempregados no país, foram decisivos para desqualificar as contas do estado.
“Em 2012 o estado transferia cerca de R$ 35 milhões/mês para pagamentos de aposentadoria e hoje já são mais de 90 milhões ao mês. Considerando que esses recursos poderiam ser aplicados em infraestrutura e melhoria da qualidade de vida de todos os sergipanos, estamos diante de um grande desafio de equacionar as contas públicas, tornando-as equilibradas e sustentáveis”, justifica acrescentando que o governo tem procurado de todas as formas, promover o equilíbrio das contas, tanto no aumento da arrecadação com justiça fiscal, quanto na redução e no controle de gastos.
Aplicação
De acordo com o projeto de lei aprovado, os recursos decorrentes da operação serão aplicados, exclusivamente, na liquidação de contratos de empréstimos com aval do Governo Federal, de forma a melhorar o perfil do endividamento do estado de Sergipe.
Os recursos devem ser consignados como receita no Orçamento ou em Créditos adicionais, com as dotações necessárias às amortizações de financiamento. E o chefe do Poder Executivo fica autorizado a abrir Créditos adicionais destinados a fazer face aos pagamentos de obrigações decorrentes da operação de crédito autorizada.
“O governo vai fazer igual ao cidadão que tem varias dívidas e várias financeiras e chega um novo banco, compra a dívida antiga, pagando menos juros em um prazo. A prestação que o governo tinha para pagar em janeiro e fevereiro, vai conseguir um valor melhor e um prazo maior, fazendo com que a dívida pese menos, por isso votei favoravelmente, pois com a operação de crédito, terá condições e pagar e rolar a dívida, tendo uma certa folga no caixa”, esclarece Georgeo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
4 horas, 55 minutos Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
6 horas, 21 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
9 horas, 24 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho