Manchas de óleo: pescadores e marisqueiras receberão benefício emergencial
Após ação do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), a Justiça Federal concedeu liminar que atende parcialmente os pedidos do MPF e amplia o número de trabalhadores aptos a receber o auxílio emergencial concedido pelo governo federal por meio de Medida Provisória. Na decisão, a juíza Telma Maria Machado reconhece os argumentos do MPF de que o número de pescadores e marisqueiras beneficiados anteriormente pela Medida Provisória 908/2019 não reflete a realidade dos trabalhadores afetados pelo derramamento de óleo no litoral do estado.
A medida concedeu o benefício a trabalhadores inscritos e ativos no Registro Geral da Atividade Pesqueira e domiciliados nos municípios afetados pelas manchas de óleo, de acordo com os registros produzidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O valor do auxílio é de R$ 1.996, a ser pago em duas parcelas mensais. Quando publicou a lista dos beneficiados pela medida provisória, o governo federal, sem critérios claros, incluiu 11 municípios (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Pacatuba, Pirambu, Indiaroba, Nossa Senhora do Socorro e Santo Amaro das Brotas) e concedeu benefícios a 7.282 pescadores no total.
Liminar - Na decisão, de caráter liminar, a Justiça obriga o governo federal a ampliar o benefício aos trabalhadores que tenham protocolo de requerimento do Registro Geral de Atividades Pesqueiras (RGP) e protocolos de entrega de Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira (Reap). A Justiça Federal também reconheceu o argumento do MPF de que pescadores e marisqueiras de municípios que não são litorâneos, mas fazem parte do estuários, como como Ilha das Flores (estuário do Rio São Francisco), Maruim e Laranjeiras (estuário do Rio Sergipe), São Cristóvão (estuário do Rio Vaza-Barris) e Santa Luzia do Itanhy (estuário do Rio Real), também foram prejudicados pelo desastre ambiental e, de acordo com a decisão, deve “haver alguma resposta a tal evento, especialmente por parte da União, que possa lhes garantir a subsistência”.
No documento, fica determinado o pagamento de duas parcelas do benefício assistencial a pescadores e marisqueiras, com RGP ou protocolo de RGP ou Reap nos municípios indicados pelo MPF como afetados direta ou indiretamente pelo desastre ambiental: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância, Itaporanga d´Ajuda, Pacatuba, Brejo Grande, Pirambu, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Santa Luzia do Itanhy, Maruim, Indiaroba, Laranjeiras e Ilha das Flores. Da decisão, cabe recurso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Fórum de controle da brucelose reuniu entidades ligadas à pecuária e produtores rurais
Preço alto do óleo diesel provoca o aumento do preço dos alimentos
Na estreia da competição, o Itabaiana ficou no empate sem gols contra o CRB
Projeto Sons da Catedral faz parte da temporada 2026 da Orquestra Sinfônica de Aracaju
Confira os destaques do quadro ‘Direto de Brasília’ nesta quinta-feira (26)
Mais acessadas
Teste rápido de dengue passa a ser oferecido pelo SUS
Confira a programação da última etapa do Verão Sergipe em Canindé
Violência contra a mulher: SSP determina normas na divulgação de casos em Sergipe
Campanha alerta para agressões contra mulheres em dias de jogo de futebol
Espetáculo ‘Os Mamutes’ acontece no Teatro Atheneu nesta sexta-feira (27)
Mais notícias
-
14 horas, 56 minutos Violência contra a mulher: SSP determina normas na divulgação de casos em Sergipe
-
17 horas, 14 minutos Colisão entre quatro motocicletas deixa cinco feridos na BR-235 em Itabaiana
-
18 horas, 25 minutos Medidas protetivas funcionam? O que mudou na aplicação da Lei Maria da Penha em 2026