Hemose reforça importância de doação de sangue Rh negativo
Os grupos sanguíneos O, A, B e Ab negativo são os sangues menos presentes na população. Com o intuito de realizar a manutenção desses estoques o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está convidando os doadores para colaborar com o serviço. A medida visa sensibilizar a população para necessidade da doação regular, ou seja, aquela efetuada no intervalo de três meses para o homem e quatro meses para mulher.
De acordo com a gerente de Coleta da unidade, Florita Aquino os estoques de sangues fator Rh positivo estão em níveis satisfatórios. “Temos hemácias e plaquetas para atender a demanda, entretanto, os sangues de fator Rh negativo estão abaixo do necessário para formar um estoque de segurança”, contou ao informar. “Atualmente o que temos no setor de Dispensação atende os hospitais, mas precisamos renovar o estoques do sangue negativo, em especial o O negativo que é doador universal, utilizado na ausência de qualquer grupo sanguíneo positivo e negativo” detalhou a enfermeira.
Ela explicou também que no serviço de Captação de Doadores, a equipe trabalha em contato direto com o voluntário cadastrado ao hemocentro, através de mensagens e ligações. “Estamos buscando doadores de fator Rh negativo, além da reposição do estoque de plaquetas. Para isso estamos em contato com as pessoas para realizar o procedimento por Aférese, que coleta apenas as plaquetas”, avisou.
O sangue captado, coletado e processado no Hemocentro de Sergipe é utilizado para o atendimento de urgências e emergências, combater hemorragias, além de atender pacientes com anemias hereditárias e em tratamentos oncológicos, que precisam de transfusões sanguíneas frequentes.
Serviço
Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos e peso superior a 50 quilos. Vale ressaltar que pessoas com resfriado devem aguardar até 30 dias para doar, grávidas que tiveram o parto normal, 90 dias e para aquelas que tiveram parto cesáreo, é preciso esperar 180 dias. As lactantes devem aguardar um ano e as pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings também só podem doar sangue, após um ano do último procedimento. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Acidente de trânsito é registrado na avenida Francisco Porto
Primeiro fenômeno da superlua de 2026 é registrado em Sergipe
bprv realiza balanço da operação final de ano
Familiares de pacientes internados no Huse denunciam que uma das UTIS está sem ar condicionado há vários dias
Confira os destaques da rádio Nova Brasil FM nesta segunda-feira (05)
Mais acessadas
Jau e Jorge Aragão na contagem regressiva para o show em Aracaju
Colisão de carro com poste na Avenida Francisco Porto gera bloqueio e desvio temporários em Aracaju
Mulher e filha de dois anos são vítimas de violência doméstica em Lagarto
Homem é morto a tiros em via pública no bairro Industrial, em Aracaju
Adesão ao Refis de ICMS termina nesta terça-feira (30)
Mais notícias
-
47 minutos Colisão de carro com poste na Avenida Francisco Porto gera bloqueio e desvio temporários em Aracaju
-
1 hora, 32 minutos Prefeitura de Aracaju lança licitação para contratar empresa de engenharia voltada para limpeza pública
-
17 horas, 40 minutos Ventania derruba estruturas e causa prejuízos em cidades do interior de Sergipe