Dezembro Vermelho é o mês de combate à AIDS
O Dia Mundial de Combate à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), é celebrado no dia 1º de dezembro, mês conhecido como dezembro vermelho, a data faz alusão às formas de prevenção e combate à disseminação do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), nesse período as campanhas de conscientização ficam mais evidentes, em Sergipe não é diferente, e de acordo com o coordenador do Programa IST/ AIDS, Almir Santana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), intensifica as ações, que ocorrem em diversos pontos, inclusive nas praias. "Nós realizamos essas ações com o objetivo de oferecer o teste, descobrir e tratar mais cedo. O teste funciona como prevenção, porque detectando, ela vai iniciar o tratamento mais cedo. Essa pessoa que está se tratando, caso mantenha uma relação com outra pessoa, sem proteção, será mais difícil de infectar a pessoa, então hoje o teste funciona como prevenção, de forma indireta".
Além do tradicional método de prevenção, a camisinha, novas formas também são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), relata o coordenador do programa. "Não é só a camisinha, se a pessoa teve uma relação sexual ontem, ficou em pânico porque foi sem camisinha, ela pode procurar uma unidade de urgência, e relatar o caso, na hora faz o teste, no dedo, em caso negativo, ela leva para casa a medicação e faz uso por 28 dias, quando completar 30 dias, repete o teste do dedinho, esse período é conhecido como janela imunológica, pois a pessoa pode ter se infectada pelo vírus HIV, mas para maior segurança a gente aconselha repetir o exame com mais 30 dias e mais 30 dias, é o que chamamos de Profilaxia Pós Exposição (PEP). Existe também uma outra, que é para aquelas pessoas rebeldes, que não querem utilizar a camisinha, pelo menos para não se infectar, existe a Profilaxia Pré Exposição (PrEP), para adquirir basta que ela vá ao Hospital Universitário (HU), se cadastre dentro dos critérios, realize os exames, e tome um comprimido ao dia, de forma contínua. Essa pessoa diminui o risco em 90% de ser infectado pelo HIV, porém não existe maior prevenção que a camisinha".
Durante todo o mês de dezembro diversas campanhas serão efetuadas afim de conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mais informações podem ser obtidas através do telefone da SES: (79) 3226-8311
Confira a entrevista do coordenador do programa IST/AIDS, Almir Santana, ao Balanço Geral Manhã:
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país