Dezembro Vermelho é o mês de combate à AIDS

02/12/2019 12h07
Dezembro Vermelho é o mês de combate à AIDS

O Dia Mundial de Combate à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), é celebrado no dia 1º de dezembro, mês conhecido como dezembro vermelho, a data faz alusão às formas de prevenção e combate à disseminação do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), nesse período as campanhas de conscientização ficam mais evidentes, em Sergipe não é diferente, e de acordo com o coordenador do Programa IST/ AIDS, Almir Santana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), intensifica as ações, que ocorrem em diversos pontos, inclusive nas praias. "Nós realizamos essas ações com o objetivo de oferecer o teste, descobrir e tratar mais cedo. O teste funciona como prevenção, porque detectando, ela vai iniciar o tratamento mais cedo. Essa pessoa que está se tratando, caso mantenha uma relação com outra pessoa, sem proteção, será mais difícil de infectar a pessoa, então hoje o teste funciona como prevenção, de forma indireta".

Além do tradicional método de prevenção, a camisinha, novas formas também são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), relata o coordenador do programa. "Não é só a camisinha, se a pessoa teve uma relação sexual ontem, ficou em pânico porque foi sem camisinha, ela pode procurar uma unidade de urgência, e relatar o caso, na hora faz o teste, no dedo, em caso negativo, ela leva para casa a medicação e faz uso por 28 dias, quando completar 30 dias, repete o teste do dedinho, esse período é conhecido como janela imunológica, pois a pessoa pode ter se infectada pelo vírus HIV,  mas para maior segurança a gente aconselha repetir o exame com mais 30 dias e mais 30 dias, é o que chamamos de Profilaxia Pós Exposição (PEP). Existe também uma outra, que é para aquelas pessoas rebeldes, que não querem utilizar a camisinha, pelo menos para não se infectar, existe a Profilaxia Pré Exposição (PrEP), para adquirir basta que ela vá ao Hospital Universitário (HU), se cadastre dentro dos critérios, realize os exames, e tome um comprimido ao dia, de forma contínua. Essa pessoa diminui o risco em 90% de ser infectado pelo HIV, porém não existe maior prevenção que a camisinha".

Durante todo o mês de dezembro diversas campanhas serão efetuadas afim de conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mais informações podem ser obtidas através do telefone da SES: (79) 3226-8311

Confira a entrevista do coordenador do programa IST/AIDS, Almir Santana, ao Balanço Geral Manhã:

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: