Dezembro Vermelho é o mês de combate à AIDS

O Dia Mundial de Combate à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), é celebrado no dia 1º de dezembro, mês conhecido como dezembro vermelho, a data faz alusão às formas de prevenção e combate à disseminação do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), nesse período as campanhas de conscientização ficam mais evidentes, em Sergipe não é diferente, e de acordo com o coordenador do Programa IST/ AIDS, Almir Santana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), intensifica as ações, que ocorrem em diversos pontos, inclusive nas praias. "Nós realizamos essas ações com o objetivo de oferecer o teste, descobrir e tratar mais cedo. O teste funciona como prevenção, porque detectando, ela vai iniciar o tratamento mais cedo. Essa pessoa que está se tratando, caso mantenha uma relação com outra pessoa, sem proteção, será mais difícil de infectar a pessoa, então hoje o teste funciona como prevenção, de forma indireta".
Além do tradicional método de prevenção, a camisinha, novas formas também são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), relata o coordenador do programa. "Não é só a camisinha, se a pessoa teve uma relação sexual ontem, ficou em pânico porque foi sem camisinha, ela pode procurar uma unidade de urgência, e relatar o caso, na hora faz o teste, no dedo, em caso negativo, ela leva para casa a medicação e faz uso por 28 dias, quando completar 30 dias, repete o teste do dedinho, esse período é conhecido como janela imunológica, pois a pessoa pode ter se infectada pelo vírus HIV, mas para maior segurança a gente aconselha repetir o exame com mais 30 dias e mais 30 dias, é o que chamamos de Profilaxia Pós Exposição (PEP). Existe também uma outra, que é para aquelas pessoas rebeldes, que não querem utilizar a camisinha, pelo menos para não se infectar, existe a Profilaxia Pré Exposição (PrEP), para adquirir basta que ela vá ao Hospital Universitário (HU), se cadastre dentro dos critérios, realize os exames, e tome um comprimido ao dia, de forma contínua. Essa pessoa diminui o risco em 90% de ser infectado pelo HIV, porém não existe maior prevenção que a camisinha".
Durante todo o mês de dezembro diversas campanhas serão efetuadas afim de conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mais informações podem ser obtidas através do telefone da SES: (79) 3226-8311
Confira a entrevista do coordenador do programa IST/AIDS, Almir Santana, ao Balanço Geral Manhã:
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Mais notícias
-
13 horas, 52 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
17 horas, 17 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
17 horas, 39 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe