Em Sergipe, setor de indústria se destacou na criação de vagas de trabalho

Por NIE/FIES 22/11/2019 17h08
Em Sergipe, setor de indústria se destacou na criação de vagas de trabalho
Allan Rodrigo

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Cadastro Geral de empregados e desempregados (Caged) da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, revelou que houve saldo positivo de 2.684 vagas de emprego com carteira assinada no estado, em outubro deste ano. O saldo de outubro decorre da diferença entre 9.096 admissões e 6.412 desligamentos no período analisado.

Emprego por setor em outubro

A análise dos dados apontou que houve criação de vagas em todos os setores econômicos do estado, com exceção do setor de Administração Pública, cujo saldo foi nulo. O destaque foi no setor da Indústria de Transformação, com saldo positivo de 1.155 vagas. Este saldo representa uma participação de 43% no saldo total de empregos no estado.

Em seguida ficaram os setores de Serviços (+773), Agropecuária (+264), Comércio (+ 229 vagas), Construção Civil (+ 213 vagas), Indústria Extrativa Mineral (+ 36 vagas) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+ 14 vagas).

Desempenho dos Municípios 

Dentre os treze municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, cujos dados são disponibilizados para análise, a maior criação de vagas de trabalho, no mês analisado, ocorreu na capital, Aracaju, com a criação de 1.439 postos de trabalho. Logo abaixo ficaram Capela e Itabaiana, com 218 e 95 postos de trabalho criados no mesmo período, respectivamente.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: