Sergipe

18/11/2019 às 09h08

Pássaros silvestres transportados ilegalmente são apreendidos na BR 101

PRF/SE

Policiais rodoviários federais apreenderam na tarde de sexta-feira, 15, um homem que transportava ilegalmente pássaros silvestres. A ação ocorreu no km 88 da BR 101, no município de Nossa Senhora do Socorro/SE.

Os policiais realizavam fiscalização quando abordaram o veículo GM/Astra GL, com placas de São Paulo, e, ao realizar inspeção no porta-malas do veículo, encontraram cinco gaiolas, três delas contendo pássaros silvestres, porém somente um com anilha do IBAMA. Tratava-se de um pássaro da espécime “trinca-ferro” (Saltator similis) e dois da espécime “coleirinho” (Sporophila caerulescens). Ademais, o homem não portava guia de transporte ou qualquer documentação relativa aos animais.

Questionado, o condutor informou que havia adquirido os animais em São Paulo e os levaria para o município de Arapiraca/AL.

O infrator, que responderá pelo delito elencando no art. 29, §1º, III da Lei de Crimes Ambientais – 9.605/98, assinou um termo circunstanciado de ocorrência, onde se comprometeu a comparecer em Juízo quando intimado para prestar esclarecimentos, em seguida, foi liberado. Os animais foram encaminhados ao CETAS/IBAMA-SE.


Fonte: PRF/SE