Postos de saúde estão abertos para a vacinação de crianças contra o Sarampo
O "Dia D" de vacinação contra o sarampo ocorre em todo o país neste sábado (19). Isso significa que 41,9 mil postos de saúde estarão abertos especialmente para a imunização de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, público-alvo desta fase da campanha nacional de vacinação contra a doença, que vai até dia 25.
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível gratuitamente, durante o ano todo, na rede pública para crianças a partir de 1 ano e adultos até 49 anos.
Em Sergipe, 49 casos de Sarampo foram notificados, desse total, 40 foram descartados, 6 estão em investigação e 3 casos foram confirmados até o momento. Em Aracaju (SE), as 45 unidades básicas de saúde estão abertas neste sábado (19), das 8h às 17h.
Os bebês são as maiores vítimas do sarampo desde que a doença voltou a circular no país, no ano passado. No surto atual, 7 das 13 mortes confirmadas são de bebês menores de 1 ano, segundo o Ministério da Saúde.
Campanha terá cinco fases
A campanha nacional de vacinação terá cinco etapas, segundo o Ministério da Saúde. A segunda fase será realizada entre 18 e 30 de novembro, com enfoque na população de 20 a 29 anos. O "Dia D" está previsto para 30 de novembro.
Já as outras três fases ocorrerão no próximo ano e serão complementares a essas duas fases, dedicadas às faixas etárias de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 e 59 anos.
A meta do governo é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos durante a campanha.
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a vacina contra o sarampo deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses de idade. No entanto, em casos de surto da doença, como ocorre no momento no país, a OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza a chamada "dose zero", que deve ser aplicada entre os 6 e 11 meses de vida e não exclui a primeira e segunda doses.
Doença avança no país
O Brasil tem 6.192 casos de sarampo confirmados em 20 Estados, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, de 18 de outubro, o que corresponde a um aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior.
O sarampo é altamente contagioso, sendo transmitido durante a manifestação da doença, que dura em média dez dias, e também quatro dias antes e quatro dias depois dos sintomas, segundo o Ministério da Saúde. Uma única pessoa contaminada é capaz de infectar, em média, 18.
Diferentemente da gripe, o sarampo não é transmitido por gotículas de saliva, mas pelo chamado aerossol, que são partículas ainda menores e com maior alcance. A doença fica incubada nas pessoas, e não no ambiente, daí seu grande potencial de proliferação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Catedral Metropolitana de Aracaju completa hoje 150 anos de história
Transporte intermunicipal terá frota ampliada no natal
PRF inicia na meia-noite desta terça-feira a operação 'Rodovida Natal' nas rodovias federais
TV Atalaia foi umas das homenageadas pela FEAC pelos bons serviços prestados ao povo sergipano
Viaduto que interliga avenidas importantes da capital passará por uma obra de revitalização
Mais acessadas
Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda
Pis/Pasep: mais de 141 mil ainda não sacaram o Abono Salarial 2025; veja prazo final
Décima parcela do Programa Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda-feira (22)
Lista final de habilitados no edital de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana é divulgada
DJ Anny B é atração confirmada no Vintage Culture Festival e reforça protagonismo da cena eletrônica nordestina
Mais notícias
-
13 horas, 13 minutos Acidentes em rodovias estaduais deixam um morto e dois feridos em Sergipe
-
13 horas, 26 minutos Lista final de habilitados no edital de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana é divulgada
-
14 horas, 31 minutos Aracaju antecipa funcionamento de feiras livres durante o Natal