TRE-SE promove I Fórum de Enfrentamento à Desinformação

Na manhã do dia 21 de outubro, a Escola Judiciária (EJESE) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizará o I Fórum de Enfrentamento à Desinformação. A organização do evento é capitaneada pelo juiz Leonardo Souza Santana Almeida, presidente do Comitê de Combate à desinformação do TRE-SE. O programa que visa mitigar a desinformação no processo eleitoral foi idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O I Fórum de Enfrentamento à Desinformação do TRE-SE objetiva atrair representantes de partidos políticos, coordenadores e professores do curso de direto de universidades e faculdades de Sergipe para que sejam multiplicadores e, desse modo, corroborem no combate à desinformação.
Os juízes eleitorais de todo Estado, bem como os chefes de Cartório das Zonas Eleitorais, confirmaram presença no Fórum. O evento será aberto ao público; e a participação, limitada à capacidade de acomodação do plenário do TRE-SE.
O fórum abordará a segurança da urna eletrônica, seus mitos e verdades, com a palestra a ser ministrada por Giuseppe Dutra Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE, com o auxílio do mediador José Carvalho Peixoto, secretário de TI do TRE-SE.
O uso e a influência das mídias sociais na disseminação de desinformação em relação ao processo eleitoral será tema da palestra do professor Dr. Wilson Gomes, renomado pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital.A mediação será realizada pela professora Carol Westrup, que atua como comunicadora social, produtora cultural e integrante do coletivo Intervozes.
Com um prisma eminentemente jurídico, o juiz de direito do Tribunal de Justiça de Alagoas e ex-secretário judiciário do TRE-SE, Dr. Marcos Vinícius Linhares Constantino da Silva, abordará a legislação e as resoluções correlatas ao enfrentamento à desinformação no processo eleitoral. O painel será mediado pelo juiz membro do TRE-SE, diretor da EJESE e Juiz de Direito do TJSE, Dr. Leonardo Souza Santana Almeida.
O Presidente do TRE-SE, Des. José dos Anjos, parabenizou a Escola Judiciária Eleitoral pela iniciativa. “O Fórum visa conscientizar a população sergipana, sobretudo, políticos e eleitores sobre o potencial lesivo da disseminação de informações falsas”, pontuou o presidente.
Já o organizador do I Fórum de Enfrentamento à Desinformação, Dr. Leonardo Souza Santana Almeida, destacou a qualidade das palestras. “Vamos trazer o que há de melhor para o Estado! Todos os palestrantes são especialistas renomados no assunto e acreditamos que, ao final do evento, autoridades, servidores, professores e demais participantes sairão com uma visão ampliada sobre a temática”, disse o magistrado.
O evento será realizado na Sede do TRE-SE e terá início às 8h15 do dia 21 de outubro, segunda-feira.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hoje acontece o lançamento da edição 2026 da Expo Verão Sergipe

Curso de letramento digital é ofertado para idosos de Aracaju

Direto de Brasília 21/10/25 - demissão Márcio Macêdo/audiência Fafen

Sergipe tem quase 300 mil domicílios com a tarifa social de energia elétrica

Justiça Federal concede nova decisão favorável aos servidores temporários da FHS que foram demitidos
Mais acessadas
PasseiMed vai promover “Sessão da Aprovação” gratuita com revisão para o Enem em Aracaju
Simpósio e apresentações artísticas celebram 70 anos do Teatro Atheneu
Flamengo vence o Palmeiras no Maracanã e se aproxima de liderança
Passeio Ciclístico Cidade Mãe será realizado neste domingo (26) em São Cristóvão
Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Campo do Brito
Mais notícias
-
7 horas, 44 minutos Ataque de abelhas na zona rural de Graccho Cardoso deixa vítimas com quadro alérgico grave
-
8 horas, 44 minutos Academia é interditada em Poço Redondo durante fiscalização
-
9 horas, 4 minutos Passeio Ciclístico Cidade Mãe será realizado neste domingo (26) em São Cristóvão