Oportunidade de qualificação e emprego em mais uma edição do 'SuperaAção'

O SuperAção, evento realizado pelo Fórum Estadual de Inserção da Pessoa com Deficiência e Reabilitada no Mercado de Trabalho, realiza mais uma edição na quarta-feira, dia 16, das 8h às 13h, na Praça Fausto Cardoso, e contará mais uma vez com a parceria da Prefeitura de Aracaju, por meio dos serviços da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que farão parte da programação do evento.
O evento foi criado com o objetivo de oferecer às pessoas com deficiência e reabilitadas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), oportunidades, qualificação e emprego com a perspectiva de incluir e valorizá-las no ramo profissional.
Serão ofertados serviços, como emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cadastro de currículo, oferta de vagas de emprego, divulgação e inscrição para os cursos e oficinas de capacitação profissional. Além disso, ocorrerá inscrição do INSS, apresentações artísticas, orientações e informações previdenciárias.
Na programação, também haverá oficinas de orientação e mobilidade, Braile, Libras, juntamente com confecção de livros sensoriais e currículos que enriquecerão ainda mais o evento e o conhecimento das pessoas que buscarem por auxílio.
O evento também tem o apoio de outras instituições públicas e privadas que juntas buscam agregar e dar oportunidade para as pessoas com algum tipo de deficiência. Os estandes distribuídos pelo espaço fornecerão serviços direcionados que auxiliarão os participantes.
Importância social
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é importante para que as possibilidades sejam as mesmas para todos, independentemente da condição imposta a cada indivíduo. A construção conjunta dos órgãos que apoiam o evento é de justamente fazer essa ponte entre oportunidade e necessidade.
O objetivo é estabelecer uma rede de discussão permanente com entidades públicas e privadas comprometidas em ampliar a qualificação profissional e empregabilidade da pessoa com deficiência (PCD). Para a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, a participação do órgão é muito positiva. "Já não é a primeira vez que a Fundação faz parte, o evento já acontece há alguns anos. Conhecemos o objetivo e a importância do projeto, e participaremos de maneira efetiva oferecendo cursos, vagas de emprego, cadastros em nosso banco de currículos e emissões de carteira de trabalho, tudo de acordo com as necessidades existentes de cada pessoa", afirma a presidente.
Além disso, Edivaneide ressalta a sua satisfação pessoal em contribuir com o evento. "Eu tenho um viés muito ligado à área de Assistência Social, e nosso trabalho aqui na Fundat é muito voltado a isso. Particularmente, tenho muita felicidade como cidadã em estar colaborando no lugar e momento certo para ampliar a inclusão da pessoa com deficiência", conclui.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Nesta quinta feira é celebrado o dia nacional de combate à discriminação racial

Governo do Estado apresentou os contemplados pelo programa Bolsa Atleta

Direto de Brasília 03/07/25

Sergipe se mantém com o menor custo da construção civil do Brasil

Governo do Estado e a FHS não podem substituir profissionais admitidos por contratos temporários
Mais acessadas
Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Júnior Torres deixa a presidência do Sergipe por motivos pessoais
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Jogador do Liverpool morre em acidente de carro na Espanha
Mais notícias
-
6 horas, 37 minutos Justiça proíbe substituição de contratados da Fundação Hospitala de Saúde de Sergipe
-
7 horas, 13 minutos Oito ônibus climatizados passam a circular em Nossa Senhora do Socorro
-
9 horas, 25 minutos Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025