Sergipe

12/10/2019 às 12h24

Rio Vaza Barris recebe barreiras para conter manchas de óleo

Redação Portal A8

A Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema) instalou no início da manhã deste sábado (12), barreiras de contenção em um dos trechos do Rio Vaza Barris. A medida é para proteger o rio após o aparecimento de manchas de óleo no fim do mês passado.

Segundo a Adema, foram instalados 75 metros de barreira em alguns trechos importantes do Rio. 

Ainda de acordo com a Adema, as barrerias foram alugadas e custaram mais de 6 mil reais para o governo do Estado.

Com as barreiras, o rios Real e o Jacareí, que fazem divisa com o Vaza Barris e que são utilizados para consumo humano, serão beneficiados.

Outros rios

Também foram também instaladas 200 metros de barreiras absorventes, no Rio Sergipe, na região da Barra dos Coqueiros.

Já na última segunda-feira (07), o Gabinete de Crise, criado pelo Governo do Estado, passou a acionar os órgãos e empresas que possuem expertise na área para a contenção e prevenção da contaminação dos rios sergipanos.

As barreiras que vêm sendo instaladas têm a intenção de evitar que a substância oleosa adentre os rios de Sergipe, a exemplo do Vaza Barris, Sergipe, São Francisco, Japaratuba, Rio Real, muitos dos quais são responsáveis, também, pelo abastecimento humano.

O Governo de Sergipe continua monitorando o surgimento de petróleo cru na costa sergipana. Quatro equipes do órgão ambiental do Governo de Sergipe se revezam na fiscalização e levantamento dos danos causados pelo desastre ambiental que já se configura como o maior dessa natureza ocorrido no Nordeste.