Campanha Nacional contra Sarampo começa em Sergipe

Por Agência Brasil 07/10/2019 17h54
Campanha Nacional contra Sarampo começa em Sergipe

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começa hoje (7) em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. Para isso, eles foram divididos em dois grupos, com datas diferentes, o primeiro vai até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19. Já o segundo está previsto para iniciar no dia 18 de novembro.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a previsão para Sergipe é que 40 mil crianças sejam vacinadas. Para isso, todos os postos de saúde estarão vacinando esse grupo prioritário. Somente em Aracaju, a previsão é de que 3.800 sejam vacinadas nessa fase, que inclui crianças de seis meses até menores de 5 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o quantitativo para o segundo grupo, que tem a faixa etária de 20 a 29 anos e que não está com a caderneta de imunização em dia, é impossível de ser mensurado na capital, pois não há cobertura vacinal, ou seja, um tipo de acompanhamento específico. De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é que 13,6 milhões adultos sejam vacinados. O F5 News aguarda o número de crianças vacinadas nesse período.

Ainda segundo o órgão, para atingir a meta foi garantida a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. De acordo com a SES, Sergipe tem 94% de cobertura para a primeira dose e 75% para a segunda.

“Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro.

Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. “Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral”, diz a pasta.

Desde o início do ano, o Ministério  distribuiu 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de dose zero a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal, estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Dados

No levantemento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.

Em Sergipe, o último boletim registrou 48 notificações de Sarampo e três casos confirmados no ano - dois em Estância e um em Areia Branca -, 30 casos descartados, 15 em investigação e nenhum óbito.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: